Fortalecimento e Promoção da Cidadania das Mulheres

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais tem contribuído com a promoção e o fortalecimento da transversalidade das políticas públicas de referência das mulheres, em Belo Horizonte, nas áreas de saúde, educação e direitos humanos. Através de sua Comissão de Mulheres e Questões de Gênero, o CRP-MG participa do projeto “Fortalecimento e Promoção da Cidadania das Mulheres”, promovido pela Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

Fruto de convênio com a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), o projeto visa preparar os servidores municipais enquanto multiplicadores de boas práticas, promovendo a formação em políticas para as mulheres, em especial, àquelas relacionadas à violência de gênero. “O projeto capacita os servidores para que eles possam atender as mulheres que estejam vivenciando uma situação de violência, a partir da perspectiva de gênero”, explica Andrea Chelles, analista de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O projeto é realizado em três módulos, com capacitações nas nove regionais da prefeitura, as quais contam com a participação total de 500 servidores e servidoras, entre eles, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da educação, da saúde e outros. O CRP-MG é facilitador da formação no primeiro módulo, por meio da participação da conselheira Marisa Sanabria. Nessa etapa, realizada em todo o mês de agosto, Sanabria tem trabalhado temas como a ética do feminino, como as mulheres lidam com o tempo, a jornada de trabalho das mulheres, entre outros.

O segundo módulo do projeto “Fortalecimento e Promoção da Cidadania das Mulheres” irá tratar da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e, no terceiro e último módulo, o objetivo é traçar um plano local de enfrentamento à violência contra as mulheres. A formação já foi realizada em cinco regionais e, até o fim desse mês, todos os regionais terão completado o primeiro módulo.



– CRP PELO INTERIOR –