02 jul Grupo de Trabalho sobre Psicologia Comunitária propõe interlocução com saberes indígenas e quilombolas
Diálogo aconteceu no dia 26 de junho e está disponível, na íntegra, no canal do CRP-MG no Youtube
Em abril de 2024, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) criou o Grupo de Trabalho sobre Psicologia Comunitária voltado para a construção de materiais orientativos sobre o tema. Para concluir suas atividades, o GT promoveu no dia 26 de junho de 2025 um encontro com o tema “O que a Psicologia Social Comunitária pode aprender com os povos indígenas e quilombolas?”.
A reunião se dividiu em três momentos: no primeiro, a conselheira de referência do Grupo, Lorena Rodrigues, coordenou uma mesa que contou com a participação de psicólogas(os) integrantes do GT: Gab Lamounier, Hudson Carajá, Mariana Maria de Souza e Matheus Pierre, que dividiram com o público impressões sobre os trabalhos e reuniões realizados ao longo dos últimos meses. A conselheira Suellen Fraga também integrou a mesa, pois presidia o CRP-MG à época da implantação do GT.
Na segunda parte do encontro, a psicóloga, indígena e conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia, Nita Tuxá, e o psicólogo, indígena e conselheiro do CRP-MG, Hudson Carajá, compartilharam perspectivas e saberes dos povos originários que podem contribuir com a Psicologia. Na mesma mesa, a psicóloga quilombola do Quilombo do Mato do Tição, Mareny Gonçalves Pinto, compartilhou conhecimentos e vivências com o grupo. Por meio de vídeo, a psicóloga Larissa Borges Amorim também traçou paralelos entre modos de vida no quilombo e inspirações para a atuação psi.
As falas abordaram aspectos como a relação com o tempo e com a natureza, territorialidade, pertencimento, formas de organização sustentadas pela cooperação, afeto, partilha, pulsão de vida, construção de vínculos e disponibilidade para atuação.
Na terceira e última parte, houve espaço para a manifestação de representantes do núcleo Belo Horizonte da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso); da Liga de Psicologia Social, Entre Nós, do Centro Universitário Arnaldo; da Liga Acadêmica de Psicologia Social Latino-Americana da UFMG (LAPSOL) e da Liga Acadêmica de Psicologia Social e Comunitária da Faculdade de Anhanguera – campus Divinópolis.
Veja o registro fotográfico do encontro.
O registro em vídeo, na íntegra, está disponível a seguir: