Grupo de Trabalho sobre Relações Raciais se reúne em Juiz de Fora

Grupo de Trabalho sobre Relações Raciais se reúne em Juiz de Fora

Na última segunda-feira, 30/1, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, por meio da Subsede Sudeste, em Juiz de Fora, realizou a reunião do Grupo de Trabalho de Relações Raciais. O grupo discutiu os conceitos fundamentais relativos ao tema. Para ver as fotos da reunião, clique aqui.

“O objetivo do GT é fazer com que o grupo tome consciência do seu papel e entenda que ainda vivemos numa sociedade que diz que não é racista, mas que a realidade é outra”, explicou a conselheira Eriane Pimenta.

“Na reunião, propus que o grupo falasse sobre ‘como meu cabelo era penteado pela minha mãe’. A partir daí foram inúmeros depoimentos de como a cultura do branqueamento impera nas relações raciais e inter-raciais. Por outro lado, vimos depoimentos de como isto está mudando, onde as mulheres e os homens negras(os) têm assumido seu jeito original de se vestir e de se pentear”, relatou Eriane Pimenta.

A próxima reunião do GT será realizada no dia 20/2, às 18 horas, na subsede Sudeste do CRP-MG: Av. Barão do Rio Branco, 2001 sala 1507 e 1508, Centro, Juiz de Fora. O encontro é aberto a interessadas(os) em discutir a interface entre Psicologia e relações raciais.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –