14 out Grupos de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional e de Medicalização são contra o PL 1.635/2011
Cerca de 30 pessoas participaram do debate “O PL Mineiro sobre Dislexia”, nesta segunda-feira (13/10), na sede do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Como resultado da discussão – promovida pelos Grupos de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional e de Medicalização, os presentes elencaram uma série de falhas no Projeto de Lei 1.635/2011, que cria um Programa Estadual para Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Oficial de Educação. O próprio Conselho e outras entidades são contrários a esse PL.
Stela Maria Bretas, psicóloga e Coordenadora do GT de Psicologia Escolar argumentou que o documento aprovado, de autoria do deputado estadual Anselmo José Domingos, não abre espaço para outras possibilidades de dificuldades no aprendizado. Segundo ela, o projeto coloca todas as pessoas com problemas de leitura como disléxica. Stela ainda chamou a atenção para a carência que existe no ensino escolar e nos métodos de alfabetização/didáticas, e para a formação dos professores que tem relação direta com a aprendizagem do aluno.
Débora Rosária Barbosa, psicóloga e doutora em psicologia escolar destacou os problemas no processo de escolarização. A profissional lembrou que não houve estreitamento de laços do legislativo entre a categoria da saúde e educação para aprovação da lei. Débora Rosário ressaltou a necessidade de criar debates como esse, para questionar aspectos que reduzem a importância da singularidade e da complexidade das realidades individuais.