I Congresso Mineiro de Psicologia terá 8 conferências abertas e gratuitas

 Conferências sobre diversos temas fazem parte da programação do evento, que começa na próxima segunda-feira (27); saiba como acompanhar no canal de Youtube do CRP-MG

Direitos Humanos, saúde do trabalhador, psicologia escolar, avaliação psicológica, uso de cannabis… esses são alguns dos temas das oito conferências previstas para os cinco dias de atividades do I Congresso Mineiro de Psicologia, que começa na próxima segunda-feira (27).

As transmissões serão feitas no canal de Youtube do CRP-MG. Para acessar, basta clicar neste link e ativar as notificações para que você possa receber um alerta quando as transmissões começarem.

As conferências acontecem de forma remota e são abertas ao público – sem necessidade de prévia inscrição, como ocorre com as demais atividades que fazem parte da programação do Congresso.

A primeira conferência ocorre já na abertura do evento. Com o título “Direitos Humanos e Ética”, o presidente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Reinaldo da Silva Júnior, abre oficialmente o Congresso e detalha o tema, que é também o mote desta primeira edição. As demais conferências ocorrem entre segunda (27) e sexta-feira (30).

Confira a programação completa das Conferências:

Conferência de abertura – Direitos Humanos e Ética
Data: 27/06 (segunda-feira)
Horário: 9h

Conferencista
Reinaldo da Silva Júnior (CRP04/15906) – Psicólogo, doutor em Ciência da Religião, professor titular da UEMG. Presidente do CRP-MG.

Saúde da(o) trabalhadora(or) e trabalho remoto: análise e compreensão do esgotamento profissional (Burnout)
Data: 27/06 (segunda-feira)
Horário: 18h

Ementa: Compreender os impactos psicossociais do trabalho remoto no âmbito da saúde da(o) trabalhadora(or) e analisar as múltiplas dimensões do Burnout, a partir de estudos realizados com docentes durante a pandemia da Covid-19.

Conferencista
Matheus Viana (CRP06/131469) – Doutor em Psicologia (UNESP), professor no curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mediadora
Elizabeth Lacerda Barbosa (CRP04/7882) – Docente em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Especialista em POT, Gestão de Pessoas, EaD e Psicanálise. Didata supervisora em Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-MG.

A Psicologia Escolar na perspectiva da Análise Institucional
Data: 28/06 (terça-feira)
Horário: 9h

Conferencista
Lilian Veronese (CRP06/843290) – Graduada e mestre em Psicologia. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP. Docente no curso de Psicologia da Universidade IX de Julho. Trabalhou como psicóloga escolar promovendo projetos de inclusão de crianças com deficiência. Atua na inclusão de pessoas com deficiência a partir da Análise Institucional em uma ONG da cidade de São Paulo.

Mediadora
Milene Azevedo (CRP04/38421) – Graduada em Psicologia (UEMG) e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional da subsede Centro-Oeste do CRP-MG.

Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Data: 29/06 (quarta-feira)
Horário: 9h

Conferencista
Sonia Mari Shima Barocco (CRP08/02852) – Psicóloga, com especialização e mestrado em Educação (UEM-PR), doutorado em Educação Escolar (UNESP-SP), pós-doutorado em Psicologia (USP-SP). É professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM e professora visitante nacional sênior da Amazônia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIR-RO. Foi psicóloga das redes municipais de Saúde e de Educação de Maringá e professora da rede estadual de Educação do Paraná.

Mediadora
Maria Amélia Vieira Toledo (CRP04/33632) – Mãe do Miguel. Psicóloga (FEAD), pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda na UFVJM. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar da subsede Norte do CRP-MG. Psicóloga Clínica e Educacional. Docente e coordenadora do Programa de Educação Socioemocional no Colégio Diamantinense.

Avaliação Psicológica no contexto jurídico
Data: 29/06 (quarta-feira)
Horário: 18h

Conferencista
Sonia Rovinski (CRP07/1792) – Psicóloga, especialista em Psicologia Jurídica (CFP), especialista em Criminologia (PUC-RS), mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS), pós-doutora em Avaliação Psicológica na área forense (UFRGS-GEAPAP). Psicóloga no Sistema Penitenciário RS (1982-1993). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013). Atualmente é Assistente Técnica em processos de Vara de Família.

Mediadora
Elza Lobosque (CRP04/14443) – Mestre e especialista em Avaliação Psicológica, docente de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Coordenadora de pós-graduação em Avaliação Psicológica no IESPE. Conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do CRP-MG.

Avaliação Psicológica no trânsito
Data: 30/06 (quinta-feira)
Horário: 9h

Conferencista
Juliana Guimarães (CRP02/10764) – Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia do Trânsito e em Avaliação Psicológica. Mestranda em Saúde Mental (UFRGS). Diretora Científica Nacional da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT). Membra da Câmara Temática de Saúde no Trânsito (CTST) do CONTRAN. Diretora da área médica e psicológica do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE).

Mediadora
Ana Luísa Rodrigues (CRP04/24099) – Psicóloga (UFMG), especialista em Psicologia do Trânsito (CFP). Coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia do Trânsito do CRP-MG. Diretora da Associação Profissional de Psicologia e Medicina do Trânsito de Minas Gerais. Psicanalista e psicóloga clínica.

Usuários de Cannabis vivem melhor? Relatos de pesquisa
Data: 30/06 (quinta-feira)
Horário: 18h

Conferencista
Paulo Morais – Graduado em Psicologia, mestre em Psicobiologia e doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor e orientador no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UFRO).

Mediador
Anderson Matos (CRP04/10829) – Psicólogo, mestre em Psicologia (UFMG). Conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP-MG. Psicólogo da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME).

O superego, o romance familiar e o transgeracional
Data: 01/07 (sexta-feira)
Horário: 9h

Ementa: Neste trabalho, o autor estuda as fontes transgeracionais na constituição do superego. Para isso, analisa o conceito de transgeracional, que não se reduz a traumas familiares mantidos em segredo e transmitidos de geração para geração, mas diz respeito a uma herança de modelos identificatórios e de proibições. Situa o transgeracional entre as fontes do superego, destacando a importância da dívida direcionada aos mais velhos e sua evolução na vivência da responsabilidade, como em mudanças mais inquietantes, como em relação ao sentimento de obrigação. Para exemplificar, o autor menciona a perversão moral, fundamentalmente a que leva a golpes e fingimentos. A partir de sua experiência em análise individual, entre pares e familiar, observa que esses pacientes, ou seus antepassados, não foram reconhecidos por um dos pais ou pelos dois. Isso dá lugar a um romance familiar do negativo.

Conferencista
Alberto Eiguer – Alberto Eiguer vive e trabalha em Paris, onde reside desde 1973. Fez parte de sua formação em seu país natal, a Argentina. É psiquiatra e pertence à Sociedade Psicanalítica de Paris. Titular da Associação Psicanalítica de Buenos Aires.

Mediador
Reinaldo da Silva Júnior (CRP04/15906) – Psicólogo, doutor em Ciência da Religião, professor titular da UEMG. Presidente do CRP-MG.



– CRP PELO INTERIOR –