III Seminário Regional Psicologia e Políticas Públicas será dias 8 e 9 de julho

Evento abordará proteção integral a crianças e adolescentes. Inscrições estão abertas.

Nos dias 8 e 9 de julho, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realiza, por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), o III Seminário Regional Psicologia e Políticas Públicas. A edição comemora os 15 anos do Crepop e abordará o tema “Contribuições para a proteção integral de crianças e adolescentes”. O evento acontecerá exclusivamente em modo virtual no Canal do Conselho no YoutubeAs inscrições estão abertas.

No entendimento que as políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente devem se articular em rede, o Seminário trará para as reflexões os principais equipamentos de proteção de direitos desse público: saúde, educação, assistência social e justiça.

Confira a programação geral:
Dia 8/7/2021
14h – Abertura
14h30 – Conferência “A Psicologia e a violência sexual contra crianças e adolescentes: cidadania, subjetividade e Justiça”.
16h – Mesa “Os desafios da política de Assistência Social na prevenção e no combate à violência contra crianças e adolescentes”.

Dia 9/7/2021
14h – Mesa “Atravessamentos da violência contra crianças e adolescentes no contexto educativo: a Lei 13.935 e a garantia da presença da(o) psicóloga(o) na escola”.
16h – Mesa “A rede de atendimento à saúde integral de crianças e adolescentes na proteção contra a violência”.
17h30 – Encerramento

Sobre o Crepop – O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) é fruto de reflexões iniciadas ainda na década de 1970 e que ganharam visibilidade com a progressiva inserção das(os) psicólogas(os) no campo social durante as décadas de 1980 e 1990. Em 2006, o Sistema Conselhos o implantou com o objetivo de conhecer e organizar as diversas experiências já em curso de psicólogas(os) inseridas(os) nas políticas públicas.

Para o CRP-MG, os 15 anos são um marco que deve ser celebrado, pois representa a concretização de muitos esforços que buscavam ampliar a contribuição da Psicologia para a sociedade brasileira, baseada nos direitos humanos e na democracia. Além de um papel técnico, o Crepop tem um importante papel ético e político. Ético no que tange à qualificação profissional, orientando um fazer alinhado com a garantia de direitos e a transformação de vidas. Político por se tratar de um espaço que demarca as contribuições da Psicologia para o campo das políticas públicas, voltadas para a transformação social.

III Seminário Regional Psicologia e Políticas Públicas

“Contribuições para a proteção integral de crianças e adolescentes”
Data: 8 e 9/7/2021
Horário: 14h às 17h
Local: youtube.com/ascomcrpmg
Inscrições: https://www.sympla.com.br/iii-seminario-regional-de-psicologia-e-politicas-publicas__1247312



– CRP PELO INTERIOR –