21 nov Infância e pertencimento são tema de nova edição do Cine Diversidade
Bate-papo da programação de dezembro conta com a presença de diretora do filme exibido
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, promove a última edição de 2024 do projeto Cine Diversidade. Com o tema Infâncias e adolescências diversas: sujeitos de saber, a sessão vai exibir, no dia 3 de dezembro, a obra Depois do Fim, de Amora Tito.
A atividade deste mês conta com o apoio da Coletiva Diz Trava Através do Olhar.
Confira detalhes da produção:
Título: Depois do Fim
Direção: Amora Tito
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Ficção
Duração: 23 minutos
Sinopse: “Depois do Fim” acompanha uma criança sem nome em uma jornada fantástica que explora identidade, pertencimento e existência. Com animação, poesia e vozes trans, o filme oferece uma experiência sensorial e convida ao exercício de sonhar o mundo para fazê-lo.
Bate-papo
Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com as(os) presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.
Participam desta conversa como convidadas(o):
Amora Tito – Artista da cena, da tela e das escritas. Integrante da Breve Cia. Formada pelo CEFART e licenciada em Teatro pela UFMG. Alguns dos seus trabalhos mais recentes são “ABismo”, “querença”, “Fazer festa com o perigo” e o filme “Depois do fim”. Em 2024 publicou a dramaturgia “vagarosa movência” durante o FIT-BH.
Carmen Ferreira Marçal – Artista-pesquisadora em Teatro e Literatura. Cofundadora da plataforma Diz Trava Através do Olhar, um projeto transcentrado que reúne ações artísticas e formativas. Atua como dramaturga, arte-educadora e atriz.
Victor Kalleb – Neurodivergente, queer e não monogâmico, nasci no interior e vim para a capital em 2022, onde me conectei com a comunidade. Fascinado por Psicologia, me envolvi com o ativismo pela Akasulo e agora busco inspirar jovens que cresceram sem referências, assim como eu.
Sol Markes – Atriz, produtora cultural e palhaça. Formação em Teatro pela Escola de Teatro PUC Minas e Teatro Universitário da UFMG. É integrante da companhia TeAto do Amanhã e cofundadora da Plataforma Diz Trava através do Olhar, uma coletiva fluida que concilia ações artísticas e pedagógicas, criando e experimentando novos imaginários e modos de produção a partir de uma perspectiva e com um protagonismo trans.
A mediação será realizada por:
Gab Lamounier (CRP 04-52.747) – Psicólogo e mestre em Psicologia (UFMG). Trabalha com escuta clínica, cuidado coletivo, pesquisa e ativismo. Conselheiro no XVII Plenário do CRP-MG. Está na coordenação da AKASULO, o Centro de Convivência LGBT+ do Barreiro, e também atua como analista em consultório particular.
Ingressos
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma cota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes da sessão, às 18h30.
O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.
Sobre o Projeto Cine Diversidade
O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.
AGENDA
Cine Diversidade – Infâncias e adolescências diversas: sujeitos de saber
Data: 3/12/24
Horário: 19h (terça-feira)
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)