Inscrições abertas para I Encontro Metropolitano de Psicólogas(os) do SUAS

Inscrições abertas para I Encontro Metropolitano de Psicólogas(os) do SUAS

O evento será realizado no dia 10/11 em Belo Horizonte e é uma iniciativa do CRP-MG, por meio da Comissão Metropolitana de Psicologia e Política de Assistência Social.

Psicólogas(os), estudantes e demais profissionais interessadas(os) em debater as contribuições da Psicologia no âmbito da Assistência Social já podem se inscrever no I Encontro Metropolitano de Psicólogas(os) do SUAS.

Data: 10/11/2017
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Universidade Fumec – Auditório Phoenix. Rua Cobre, 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG

PROGRAMAÇÃO

8h30 – ABERTURA E CREDENCIAMENTO

9h30 – MESA DE ABERTURA
“Avanços e contribuições da Psicologia para a política de Assistência Social”

Bader Sawaia – professora da PUC-SP. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Psicologia Social (PUC-SP). Atualmente é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP. Coordenadora do GT/CNPq Afetividade e a dialética exclusão/inclusão do Núcleo de Pesquisas Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão da PUC-SP. Membro do GT/ANPEPP A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social. Atua nos seguintes temas: políticas públicas de assistência social, afetividade/sofrimento ético-político dialética exclusão/inclusão, movimento sociais/multidão, práxis psicossocial frente à desigualdade social e arte.

Maria da Graça Gonçalves – graduada em Psicologia, mestra e doutora em Psicologia (PUC-SP). Atualmente é assistente doutora da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica, atuando nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, desigualdade social, psicologia e políticas públicas, método e materialismo histórico e dialético, mídia e subjetividade, adolescência.

MEDIADORA
Márcia Mansur – graduada em Psicologia, especialista em Políticas Sociais e mestra em Ciências Sociais. Professora da PUC-MG. Conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

11h – DEBATE

12h – INTERVALO

13h – APRESENTAÇÕES NOS GRUPOS TEMÁTICOS

– Redes, Intersetorialidade e Territórios
– Práticas Coletivas e Processos Grupais
– Convivência e Fortalecimento de Vínculos
– Participação, Protagonismo e Construção da autonomia
– A contribuição da Psicologia na gestão do SUAS

15h30 – INTERVALO

16h – APRESENTAÇÃO DOS DEBATES DOS GRUPOS TEMÁTICOS

MEDIADORA
Deborah Akerman – psicóloga, mestra em Psicologia Social. Colaboradora da Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG. Atua na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais.


PARA PARTICIPAR

O I Encontro Metropolitano de Psicólogas(os) do SUAS é gratuito e as vagas são sujeitas à lotação do espaço. Interessadas(os) devem efetuar inscrição no site oficial: www2.pol.org.br/inscricoesonline/encontrosuas.



– CRP PELO INTERIOR –