Inscrições abertas para o II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte

Inscrições abertas para o II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte

Encontro será realizado dia 25/11, em  Belo Horizonte, e contará com participação de especialistas de vários estados brasileiros

Interessadas(os) em participar do II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte já podem se inscrever. O evento será realizado no dia 25/11, em Belo Horizonte, e é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia do Esporte.

A segunda edição do Encontro dará ênfase à situação das mulheres no contexto esportivo. Confira a programação:

8h30 Abertura

8h40 Palestra “Contexto político atual da Psicologia do Esporte no Brasil”
– Yghor Gomes, conselheiro e coordenador da Comissão Psicologia do Esporte do CRP-MG.

9h Conferência de Abertura “As características da arbitragem feminina e suas perspectivas futuras no futebol brasileiro”
– Ana Paula Oliveira, jornalista, pós-graduada em Comunicação Esportiva. É instrutora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), CONMEBOL e Federação Internacional de Futebol de arbitragem, além de coordenadora de instrução da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF).

10h20 – Intervalo

10h30 – Mesa Redonda “Esporte e gênero”
“Normas de gênero: por que é importante falar sobre isso no esporte?”
– Bárbara Gonçalves Mendes, doutoranda em Psicologia Social (UFMG), na linha de Política, Participação Social e Processos de Identificação; mestre em Psicologia Social (UFMG, na linha de Cultura, Modernidade e Subjetividade). Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFUT/UFMG) e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH). Trabalha com temáticas de gênero, sexualidade e política vinculadas ao futebol.
– Joanna Maranhão
Moderadora:
– Emmi Myotin, educadora física e graduada em Psicologia. Especializada em Técnica Desportiva em Ginástica Artística (USP), mestra em Ciência do Movimento Humano (UFSM) e mestranda em Psicologia (UFMG). Doutora em Psicologia Social (Loughborough University – Inglaterra). Possui certificação/acreditação da International Society of Sport Psychology – ISSP, desde junho de 2016 até 31 de dezembro de 2021, em Olympic Athlete Preparation and Onsite Manegement.

12h Intervalo

13h Mesa Redonda “Psicologia do Esporte no Alto Rendimento”
“Intervenções nas categorias de base do futebol: passo a passo”
– Michelle Rios, ex-tenista, psicóloga, especialista em Esporte e em Futebol. Coordenadora Departamento de Psicologia do Esporte e do Departamento de Desenvolvimento Humano do Clube Atlético Mineiro

“Diferenças individuais e atletas de alto rendimento”
– Alessandra Monteiro, coordenadora do II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte

“A importância da interdisciplinaridade na atuação da(o) psicóloga(o) esportiva(o)”
– George Cunha, psicólogo e mestre em Psicologia. Certificação em Psicologia do Esporte pela Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP – 2016). Coordenador Científico do Setor de Psicologia do Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG 2016-2017). Consultor/Pesquisador da Comissão Estadual de Arbitragem na Federação Norterriograndense de Futebol (FNF). Professor convidado na Escola de Formação de Árbitros de Futebol (EFAF-RN). Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES-UFMG).
Moderadora:
– Ludmila Pires, psicóloga e palestrante. Atua nas áreas de avaliação psicológica, psicodiagnóstico e orientação psicológica. Membro do Núcleo de Pesquisa e Prática em Psicologia do Esporte (NEPPE) da Abradh-MG. Membra das Comissões de Avaliação Psicológica e Psicologia do Esporte do CRP-MG. Voluntária em Psicologia do Esporte no CTE – Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.

14h50 Mesa Redonda “Possibilidades de intervenções no alto rendimento”
– Maria Elisa de Souza, psicóloga clínica e psicanalista. Especialista em Psicologia do Esporte. Psicóloga dos times de base de voleibol masculino do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. Psicóloga dos Esportes Aquáticos do CTE – Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.

– Victor Cavallari Souza, psicólogo, com especialização em Psicologia do Esporte (CFP), mestre em ciências e doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (FFCLRP – USP). Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

16h10 Intervalo

16h20 Mesa Redonda “Psicologia do Esporte no Contexto Social”
“Estrutura dos projetos esportivos”
– Victor Cavallari Souza, psicólogo, com especialização em Psicologia do Esporte (CFP), mestre em ciências e doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (FFCLRP – USP). Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

“Atuação da(o) psicóloga(o) do esporte na área social”
– Cheila Casagrande Nakano, psicóloga. Especialista em Psicologia do Esporte (Instituto Sedes Sapientiae), em coaching esportivo (Academia Panamerica de Coaching) e em Análise Transacional em Psicoterapia. Sócia-proprietária e responsável técnica do Núcleo SCORE – Consultoria em Psicologia Esportiva. Atua com atendimentos individuais de atletas de diversas modalidades e também em Projetos Sociais Esportivos e Culturais com metodologias educacionais para o desenvolvimento social e humano de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Moderadora:
– Flaviane Maia, graduada em Psicologia (PUC Minas). Especialista em Psicologia do Esporte (Instituto Sedes Sapientiae / SP). Formada em Coaching Esportivo e em Gestão Técnica do Futebol. Atua com atletas em consultório e integra a equipe de Psicologia do Centro de Treinamento do Esporte da UFMG.

18h10 Encerramento
– Alessandra Monteiro, psicóloga especialista em Psicologia do Esporte e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Responsável pelo Pilar Mental da Arbitragem da Federação Mineira de Futebol, instrutora de Arbitragem Nacional e coordenadora do Pilar Mental da Arbitragem na Região Sudeste. Coordenadora de Eventos da Associação Mineira de Profissionais do Futebol e da Comissão de Psicologia do Esporte do CRP-MG. Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

Data: 25/11 (sábado), de 8h30 às 18h30
Local: FEAD – Av. do Contorno, 11.190 – Centro, Belo Horizonte/MG.

O II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte tem o apoio da FEAD-MG, Planeta Saúde e Livraria do Psicólogo.

Mais informações: crpminasgerais.wixsite.com/empe


PARA PARTICIPAR

Interessadas(os) devem se inscrever por meio do formulário disponível no endereço:
https://goo.gl/A8mQ9F

O valor da inscrição é de 20 reais.

Confira o passo a passo para realizar a inscrição:
1. Preencha o formulário e envie;
2. Faça o depósito da taxa de R$20,00 (vinte reais) para Conselho Regional de Psicologia – 4ª região, CNPJ: 37.115.474/0001-99, no Banco do Brasil (nº: 001), agência 1229-7, conta corrente 36.974-8;
3. Enviar o comprovante de depósito da taxa de inscrição para o e-mail evento@crp04.org.br até 10 de novembro;
4. Aguarde o e-mail de resposta confirmando sua inscrição.



– CRP PELO INTERIOR –