Integrantes da equipe técnica do CRP-MG orientam sobre ética na elaboração de documentos psicológicos em Sete Lagoas

Orientação coletiva em Sete Lagoas. Da esq. para a dir.: Rodrigo Souza e Angelaine Alves, psicólogas(o) fiscais do CRP-MG; Caio Valace, vereador no município; Alexandrina Souza, gerente educacional da Secretaria Municipal de Educação

No dia 31 de outubro, Angelaine Alves e Rodrigo Souza, psicólogos fiscais do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), conduziram uma orientação coletiva na Câmara Municipal de Sete Lagoas. A atividade foi realizada a convite das psicólogas Cláudia Nascimento e Débora Corrêa, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento abordou o tema “Questões éticas acerca da produção de documentos psicológicos no contexto escolar” e reuniu profissionais da educação e também da saúde e da assistência social.

Durante o encontro, foram explicitadas as atribuições do CRP-MG, com destaque para o papel de orientar a categoria com base nas diretrizes éticas e legais da profissão. Angelaine Alves ressaltou que “o Conselho atua fornecendo diretrizes para a atuação profissional, sempre alicerçadas no tripé fundamental da Psicologia: a ciência, a legislação e a ética”. Ela explicou que o Conselho não é responsável pela formação específica continuada em cada área, portanto, cabe às(aos) profissionais buscarem capacitação contínua para lidar com desafios inerentes à saúde mental, como ansiedade, depressão e suicídio; as necessidades específicas do público neurodivergente; e questões coletivas como violência e bullying. Aspectos práticos sobre o sigilo profissional também foram amplamente debatidos, gerando repercussão junto ao público.

Foto das(os) participantes da atividade na Câmara Municipal de Sete Lagoas

Participantes da orientação coletiva realizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas

Para Rodrigo, o êxito do evento foi evidente: “mais do que expositivo, foi um momento de reflexão dos profissionais nas áreas escolares, de saúde e assistência”. A iniciativa não apenas reforçou a importância da atuação ética, mas também promoveu um diálogo fundamental entre o Conselho e as(os) psicólogas(os) em exercício no município.

Dúvidas sobre exercício profissional

O Setor de Orientação e Fiscalização do CRP-MG mantém uma seção de perguntas frequentes no site institucional que aborda muitos dos temas discutidos no encontro em Sete Lagoas, além de outros assuntos que geram dúvidas entre psicólogas(os). O conteúdo está disponível aqui.



– CRP PELO INTERIOR –