Jubileu de ouro: CRP-MG é homenageado na Assembleia Legislativa por seus 50 anos

Durante a cerimônia, participantes ressaltaram a evolução e a contribuição da Psicologia para a sociedade

 

Foto: Willian Dias/ALMG

 

O cinquentenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi tema de audiência pública realizada na última sexta-feira, 22, proposta pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Representando a autarquia mineira, a presidenta Suellen Fraga relembrou grandes lutas da categoria e reforçou o posicionamento e o compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos. “Somos antimanicomiais, antirracistas, anticapacitistas e estamos ao lado das chamadas minorias, que nós sabemos que não são. Não fazemos Psicologia para nós, fazemos Psicologia para a sociedade e é com isso que nós nos comprometemos nesses cinquenta anos e nos outros mais que virão”, posicionou a conselheira.

Autora do requerimento para realização da homenagem, a deputada Bella Gonçalves (Psol) afirmou que a instituição é uma grande aliada. “Somos parceiros de muitas lutas. Esse Conselho pavimentou construções históricas e importantes para os direitos sociais do povo brasileiro”, declarou a deputada, citando ações como a defesa da dignidade das pessoas LGBTQIAPN+ e o apoio às comunidades atingidas pela mineração no estado.

Em mensagem de vídeo, o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, lembrou que a criação do Conselho Federal e dos sete primeiros Regionais ocorreu durante o regime militar, em um contexto ditatorial, mas a categoria conseguiu substituir a Psicologia elitista por uma Psicologia das políticas públicas. “Portanto, hoje é um dia de comemorarmos a nossa virada, o momento em que nós fomos transformando a Psicologia brasileira e assim transformamos o nosso próprio país.”

Presente na reunião, o deputado federal Padre João (PT-MG) exaltou a perspectiva e a responsabilidade da Psicologia no cuidado com o outro e defendeu mais espaço para as(os) psis nas políticas públicas. “Para fazer valer não só o direito do próprio profissional, mas o direito do cidadão como um todo”, argumentou.

Já a representante do Conselho de Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG), Valquíria Assis, ressaltou a expansão da Psicologia e elogiou a organização democrática da categoria. “A representatividade tem sido um pilar para o Conselho, com as psicólogas e psicólogos sendo eleitos por seus pares. Esse engajamento democrático assegura que o Sistema Conselhos de Psicologia permaneça fiel aos valores éticos e democráticos que formam o cerne da profissão”, avaliou.

Também presente na homenagem, o conselheiro secretário do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-ES), Rodrigo Scarabelli, lembrou que até 2004 os dois estados compunham juntos o CRP-04. “A história do Espírito Santo está muito conectada à de Minas. Em 2024 estamos celebrando 20 anos e o CRP-MG é uma referência para nós, pelos acúmulos que tem e por ser um Conselho muito parceiro, não só na defesa da categoria, mas também na luta por uma sociedade igualitária, plural e democrática”, declarou.

Na ocasião, os dezessete Plenários que estiveram à frente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais ao longo das últimas cinco décadas receberam uma homenagem, na figura das(os) ex-presidentas(es). A empregada pública Margarida Ferreira também foi homenageada pelos 37 anos de trabalho dedicados à autarquia mineira, representando todas as(os) trabalhadoras(es) que passaram e/ou estão atuantes no Conselho.

Ao final da cerimônia, as(os) presentes foram convidadas(os) pela conselheira Lorena Rodrigues a refletirem sobre como a Psicologia está sendo construída, por meio da escrevivência poética e também puderam se manifestar.

As participações estão disponíveis na íntegra no Canal da ALMG no YouTube. Os registros fotográficos podem ser acessados no portal da casa legislativa.

Assista:

 

YouTube player


– CRP PELO INTERIOR –