Live aborda impactos da arte na promoção do bem-estar psicológico e emocional

Transmissão integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e está disponível no canal do CRP-MG no YouTube

Na noite da última segunda-feira, 30/6, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu a live Caminhos e Encontros entre Arte e Saúde Mental. A transmissão integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e está disponível no canal do CRP-MG no YouTube.

Participante desta edição, rapper e intérprete indígena, Anabya, destacou a importância da arte no enfrentamento a preconceitos e na desconstrução de estereótipos. Também defendeu que seja mais acessível: “eu acho que a arte se comunica quando a gente, enquanto público e pessoa que recebe, troca com a pessoa que cria. É importante tirar a arte desse lugar do pedestal. A arte é para todo mundo, é para ser consumida e feita por todo mundo. Ela deve ser acessível, pública, isso traz a possibilidade de respiro, de existência, de você se ver em algum lugar”, analisou.

A anfitriã da transmissão foi a doutoranda e mestra em Psicologia Social, Julia Oliveira. Ela ressaltou a necessidade de pensar a arte de forma crítica e contracolonial: “é possível aprender pela arte que não somos todos iguais. Pessoas brancas têm privilégios materiais e simbólicos que pessoas indígenas e negras não têm. Então não somos iguais e a arte pode afirmar isso, explicando, por exemplo, que indígenas são plurais, seja nas etnias, no contexto urbano etc”.

O diálogo completo está disponível no canal do CRP-MG no YouTube. Assista:

YouTube player

 



– CRP PELO INTERIOR –