Live aborda os impactos do racismo na saúde mental da mulher negra, latino e caribenha

Evento da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” será dia 25, às 19h, no canal do CRP-MG no youtube

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) irá celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho) por meio de live da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”.  O evento será espaço de reflexão sobre os possíveis impactos do racismo na saúde mental vivenciado por essas mulheres, diariamente desde a infância até a sua velhice. A transmissão ao vivo ocorrerá no dia 25 de julho, às 19h, no canal da autarquia no youtube.

Além de debater sobre o tema, o evento visa trazer visibilidade para as mulheres negras e suas lutas de maneira a interromper a história de desigualdades de oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, condições de moradia e outras. Tudo isso é fonte de sofrimento e abalo na saúde mental desse público, o que coloca o CRP-MG  com a responsabilidade de dar tratamento a essa pauta.

 

Contribuirão com o diálogo:

Hilcéia Stefane Rosa Moreira (CRP-04/57.374) – Psicóloga, mestra em Psicologia (UFMG), especialista em Gestão de Pessoas (PUC-MG). Integrante da Coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG.

Judette Jean Baptiste Monacé (CRP-04/71.216) – Psicóloga haitiana (PUC-MG). Possui experiência em terapia individual e em grupo. Sua paixão é auxiliar pessoas no desenvolvimento do autoconhecimento, superação de desafios, saúde mental e conquista do equilíbrio emocional. Seu trabalho tem um impacto significativo no apoio ao bem-estar e desenvolvimento psicológico em contextos migratórios.

Renally Xavier (CRP-13/6.188) – Graduada em Psicologia (UFPB). Doutoranda em teoria psicanalítica (UFMG). Mestre em Educação (UEPB). Pesquisadora do Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS). Integrante do Coletivo Ocupação. Atua como psicanalista e professora em pós-graduação nas áreas de Psicanálise e Educação. Coautora do livro “Relações Raciais na escuta Psicanalítica”, publicado pela Editora Zagodoni.

Mediadora:
Ceres Soares Bifano (CRP-04/59.502) – Psicóloga, psicanalista, artista. Pós-graduada em Teoria e Clínica Psicanalítica. Integrante da Coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG

 

Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.

AGENDA

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro – “Mulheres Negras Latinoamericanas e Caribenhas: pluralidade e cuidado em saúde mental”
Data: 25/7/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –