Live aborda violência racial enfrentada por psicólogas negras latino-americanas e caribenhas

Transmissão será dia 30/7, às 19h, no canal do CRP-MG no YouTube

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover a live “Rotas de fuga para o fazer psi da psicóloga negra latino-americana e caribenha frente à violência racial”. A transmissão integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e vai ocorrer no dia 30/7, terça-feira, no canal do CRP-MG no YouTube, às 19h.

A proposta é discutir as violências que psicólogas negras sofrem, dentro ou fora do consultório das instituições, considerando que o fazer clínica individual, seja nas políticas públicas ou na rede privada, também se deixa estruturar pela violência racial. A transmissão também tem o intuito de trazer reflexões sobre a saúde mental das psicólogas negras latino-caribenhas, especialmente considerando o histórico colonial em que as Américas foram colocadas e as consequências desse contexto, que permanecem nos dias atuais.

Contaremos com as participações de:

Ivani Oliveira (CRP 06/121.139) – Psicóloga, docente e supervisora de estágios, mestra em Psicologia Social (PUC-SP). Integrante da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e pesquisadoras(es)(ANPSINEP). Atualmente é conselheira do XIX Plenário no Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Laís Fortunato (CRP 04/58.854) – Psicóloga. Pós-graduanda em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial pela PUC-SP. Coordenadora colegiada da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG, subsede Centro-Oeste.

A mediação será realizada por:

Alessandra Kelly Belmonte (CRP-04/34.480) – Bacharel em Psicologia (PUC Minas) e pós-graduada em Saúde Coletiva (UniAmérica). Analista de relacionamento com comunidades, desenvolvendo suas atividades no município de Mariana (MG). Conselheira no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, sendo referência para as Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Criança e Adolescente.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

As temáticas abordadas na próxima live do CRP-MG estão conectadas a uma data importante, celebrada em 25 de julho: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. Estiveram presentes mais de 300 representantes de 32 países para compartilhar suas vivências, denunciar opressões sofridas e debater soluções para o enfrentamento ao racismo e ao machismo.

A data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído por lei no Brasil em 2014, para lembrar a luta das mulheres contra a escravização.

Ações Mobilizadoras

Este é um evento preparatório para o 12º Congresso Regional da Psicologia (Corepsi). Acompanhe a agenda de atividades promovidas pelo CRP-MG e contribua com esse processo democrático e colaborativo.

AGENDA

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro: Rotas de fuga para o fazer psi da psicóloga negra latino-americana e caribenha frente à violência racial
Data: 30/7
Horário: 19h
Canal do CRP-MG no YouTube – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –