Live CRP-MG: Os diversos lutos e os impactos causados pela pandemia de Covid-19

A transmissão está disponível na íntegra no Youtube do CRP-MG

É fato que a pandemia de Covid-19 provocou diversas mudanças no dia-a-dia da população, e no que diz respeito aos processos de luto não foi diferente. Entretanto, é necessário se atentar não somente ao luto de vidas humanas, mas também da perda de rotina, convívio com amigos e familiares, conexões sociais e até mesmo o desemprego, que podem causar danos psicológicos. Atento a isso, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), promoveu um debate on-line na última quarta-feira, 7/10, com o tema: “A vivência do luto no contexto da pandemia”.

A psicóloga, psicanalista e coordenadora da Psicomater Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei, Simone Borges de Carvalho, começou sua explanação pontuando sobre as imposições abruptas causadas pela disseminação do vírus em nosso país. “O sentimento de perplexidade, o medo, situações difusas e as angústias físicas, sociais, psíquicas e coletivas, causam uma sensação de esmagamento. Essas mudanças rompem as barreiras de proteção dos nossos psiquismos e causam o sofrimento humano”, explicou. A psicóloga também abordou os esforços exigidos após o luto. “É um trabalho que exige grande energia da pessoa enlutada. É preciso desinvestir a energia que era dedicada àquela pessoa ou naquilo que foi perdido para poder se ver livre novamente e poder investir em outro lugar”, completou Simone.

Já a psicóloga clínica, especialista em Psicologia Hospitalar e membro da Comissão de Orientação em Psicologia Hospitalar do CRP-MG, Juliana Padilha introduziu a importância dos rituais fúnebres no contexto da pandemia, já que familiares e amigos não podem velar e se despedir dos seus entes queridos. “Em muitos estados no país, os funerais foram proibidos e sabemos que nesses rituais as pessoas podem se despedir, proporcionando um processo de organização e de estabilização. Para o enlutado, é um momento de conforto e de homenagem, que ressignifica o pós morte”, disse a convidada.

A mediação do encontro foi realizada pela conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG, Renata Miranda.

Confira:

 

As convidadas também indicaram leituras para as(os) interessadas(os) no tema:

Oscar e a Senhora Rosa – Eric-emmanuel Schmitt
A Solidão dos Moribundos – Norbert Elias
História da Morte no Ocidente – Philippe Ariès
Morte e Desenvolvimento Humano – Maria Júlia Kovács
Sobre a Morte e o Morrer – Elisabeth Kubler Ross
Morte – Maria Elisa Pessoa Labaki
Narrativas sobre a morte: a Gripe Espanhola e a Covid-19 no Brasil – Luciana Kind e Rosineide Cordeiro.
Covid 19. 2/4 : le deuil de l’avant – Serge TISSERON

Inscreva-se no Youtube do CRP-MG e ative as notificações para ser avisada(o) das próximas transmissões.



– CRP PELO INTERIOR –