Live do CRP-MG celebra Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

Transmissão integra a programação do Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e será realizada dia 25 de junho

Desde 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura é celebrado em 26 de junho. Em memória à data, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover, no dia 25, a live Tortura nunca mais! Em referência ao dia internacional de apoio às vítimas de tortura. A transmissão, que integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro, ocorrerá no canal do CRP-MG no YouTube, às 19h.

Apesar da instituição da data, ainda ocorrem denúncias sobre práticas de tortura em presídios, unidades socioeducativas, hospitais e comunidades terapêuticas. Com esse cenário, a iniciativa propõe o diálogo como incentivo ao combate a essa forma de violência institucional. Estarão presentes na conversa um sobrevivente, uma familiar e uma psicóloga que atua no atendimento a esse público.

Participam como convidadas(os):

Leandro Frederico Gomes – Graduado em Biologia pela UFMG. Empregado público (gestor de agência de Correios) licenciado, portador de Transtorno Esquizoafetivo. Ficou 90 dias encarcerado no manicômio, vítima de 17 sessões de eletroconvulsoterapia. Sofre de amnésia e pensamento lentificado. Faz parte da militância e da diretoria da ASUSSAM. Em 2021, iniciou tratamento na UBS e no Centro de Convivência.

Maria Teresa dos Santos – Coordenadora e Mobilizadora Social da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Compõe a Rede de Mães de Luto e Luta de Minas Gerais, a Coalizão Negra por Direitos e a RAESP (Rede de Apoio do Egresso do Sistema Prisional). Conselheira no Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais de Ribeirão das Neves. Integra o Comitê Mineiro de Saúde no Sistema Prisional.

Carolyne Reis Barros – Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos. Pesquisadora do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (GECEIR/UFMG).

A mediação será realizada por:

Daniel Caldeira de Melo (CRP-04/30.035) – Psicólogo, mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e especialista em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama. Membro da Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos. Conselheiro do CRP-MG, onde integra a coordenação da Comissão de Direitos Humanos.

26 de junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

A data foi instituída em 1997 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma referência à Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, em vigor desde o dia 26 de junho de 1987.

O acordo mundial tem como objetivo garantir o cumprimento das leis e o respeito à dignidade humana em busca pelo estado de direito democrático.

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro

O evento é realizado mensalmente, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. A compreensão é de que o diálogo sobre saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades. As transmissões são realizadas pelo canal do CRP-MG no YouTube.

AGENDA

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro – Tortura nunca mais! Em referência ao dia internacional de apoio às vítimas de tortura
Data: 25/6
Horário: 19h
Canal do CRP-MG no YouTube – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –