Live do CRP-MG debateu questões sobre Direitos Humanos no contexto de pandemia

Na última quarta-feira, 27/5, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou em suas redes sociais um encontro on-line com para debater as questões de direitos humanos no atual contexto de pandemia.

A transmissão contou com a presença virtual da coordenadora do Projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), Bárbara Amelize. A professora de Psicologia Social da UFMG e integrante da comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, Claudia Mayorga, também participou do encontro. A mediação do evento foi realizada pelo conselheiro e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-MG, Reinaldo da Silva Júnior.

Bárbara Amelize citou alguns efeitos causados pela pandemia, entre eles a possibilidade iminente de morte, que é uma realidade natural, mas que com a pandemia fica ainda mais evidente e provocou uma reflexão: “estamos experienciando vivências que já lidam com essa possibilidade iminente de morte, um exemplo é a juventude negra. Será que não temos que repensar esses processos a partir do ponto de vista dessas subjetividades?”.

Claudia Mayorga relembrou a Nota das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia, que aborda as populações vulnerabilizadas na pandemia de Covid-19. A convidada pontuou que “é fundamental que façamos rede e articulações para atuar no enfrentamento dessa pandemia. Não é um problema de um ator só. Todos precisam se posicionar e se dedicar”.

Confira a transmissão na íntegra:

Acompanhe o CRP-MG também no Instagram, Facebook e Youtube.

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –