Live: Saúde da mulher negra em tempos de pandemia

A atividade acontece no dia 10 de novembro

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promove no dia 10/11, quarta-feira, às 17h, a live “Viveremos! Saúde da mulher negra em tempos de pandemia”, transmitida pelo canal da autarquia no YouTube

Essa atividade é organizada pela Comissão de Orientação Psicólogas(os) da Saúde e tem como objetivo discutir as implicações da pandemia de coronavírus na saúde de mulheres negras. Esse grupo, segundo boletim da Rede de Pesquisa Solidária, divulgado pela Universidade de São Paulo (USP), são os que mais sofrem os efeitos da pandemia em comparação a mulheres brancas e homens brancos e negros. 

A live destaca neste contexto a discussão sobre racismo e o machismo estrutural que, muitas vezes, inviabiliza um atendimento de qualidade às mulheres negras e assistência integral à saúde. Todo esse cenário torna urgente o debate sobre as questões que atravessam as vivências dessas mulheres no contexto da pandemia e por consequência reverberações na saúde mental delas. 

Alguns dos enfoques que serão contemplados:

  • Racismo 
  • Machismo 
  • Falta de acessibilidade 
  • Direito à Saúde 
  • Igualdade e Universalidade do SUS.


Convidadas:

Áquila Bruno – Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Social (UFMG), mestra em Educação (UFMG) e especialista em Saúde da Família ( Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ PUC-Minas).

Laila Resende – Psicóloga. Fundadora do Projeto Abayomi em Belo Horizonte. 

Liliane Martins – Conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG.

Mediadora:

Lourdes Machado – Conselheira presidenta do CRP-MG , integrante da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de MG.


Agenda

Tema: Viveremos! Saúde da mulher negra em tempos de pandemia
Data: 10/11 (quarta-feira)
Horário: 17h
Canal: Youtube



– CRP PELO INTERIOR –