Mostra de Práticas em Psicologia e Educação amplia o debate sobre a atuação da categoria no ambiente escolar e educacional

Confira como foi a programação do evento

Os números da III Mostra de Práticas em Psicologia e Educação de Minas Gerais revelam que a atividade foi bem-sucedida para além da quantidade. O evento ampliou o espectro da atuação da categoria no ambiente escolar e educacional. Em 4 dias, 1500 inscritos e mais de 550 pessoas acompanharam as sessões de comunicação oral, os 68 trabalhos apresentados e as 2 mesas de debate, além de uma apresentação artística.

A Mostra foi realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio das comissões organizadora e científica, coordenadas pelo conselheiro Luis Henrique de Souza Cunha, Celso Francisco Tondin e Verônica Oliveira Dias Braga.  Durante os dias 20 a 23 de setembro as(os) participantes partilharam saberes sobre as diferentes experiências que envolvem a prática da Psicologia escolar e educacional no estado.

Para Celso Tondin, que também é coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG, as mesas sobre práticas em Psicologia Escolar e sobre a atualidade do pensamento do educador Paulo Freire, bem como a homenagem ao Patrono da Educação Brasileira, tiveram uma ótima acolhida pelas(os) participantes e merecem ser a todo momento revisitadas. Sobre os trabalhos apresentados, Celso comenta: “a diversidade e as divergências que apareceram mostram a potência da área e nos convocam a continuar a reflexão, a problematização e a construção do trabalho que as(os) psicólogas(os) realizam junto à Educação, assim como evidenciam a necessidade de conhecimentos e práticas que devem ser oferecidas na formação, o que nem sempre acontece nas graduações em Psicologia”.

Luis Henrique Cunha aponta que, diante do contexto da Lei Federal 13.935/2019, que trata da inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais na rede básica de educação, o objetivo do evento foi conhecer as experiências em Psicologia escolar e educacional nos territórios Mineiros a partir dos pressupostos da lei supracitada. A ideia, segundo ele, é de se aproximar da categoria, para conhecer a respeito do que tem sido feito em todo o estado, em especial sobre as trocas multi e interdisciplinares nos contextos educacionais. Além disso, comenta sobre o contexto da pandemia e como isso impactou os temas e apresentações. “Outro desafio dos trabalhos foi abordar o momento de pandemia, quais foram as práticas possíveis diante desse contexto, quando o distanciamento social que resultou no fechamento das escolas. Então, podemos observar como que as(os) psicólogas(os), dentro das nossas diretrizes ético-políticas, puderam se organizar para trabalhar nesse contexto de pandemia e Lei Federal”, finaliza.

Assista as mesas da mostra:

Mesa de abertura:

Mesa-redonda “Psicologia no contexto escolar: práticas possíveis no cenário contemporâneo”:

Mesa-redonda “Educação Popular em tempos de pandemia: a atualidade do pensamento do educador Paulo Freire”:

Homenagem Centenário de Paulo Freire:



– CRP PELO INTERIOR –