Mostra de Práticas em Psicologia e Educação encerra com homenagens aos 100 anos de Paulo Freire

Agenda ocorrerá das 19h às 21h

A III Mostra de Práticas em Psicologia e Educação em Minas Gerais chega ao seu fim hoje, quinta-feira. Depois de três dias recheados de conteúdos, o evento, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), encerra com uma programação especial para celebrar a memória de Paulo Freire, educador e patrono da educação brasileira.

A primeira atividade será a mesa-redonda “Educação popular em tempos de pandemia: a atualidade do pensamento do educador Paulo Freire”. A conversa, que começa às 19h, terá transmissão pelo Canal do CRP-MG no Youtube e conta com as(os) seguintes convidadas(os):

Palestrantes:

Rosana Fernandes – Pedagoga, especialista em Educação do Campo, mestra em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe, doutoranda em Educação. Dirigente do MST e Coordenadora da Escola Nac Florestan Fernandes.

Sérgio Haddad – Economista, pedagogo, com mestrado e doutorado em Educação. Coordenador da ONG Ação Educativa. Foi presidente da Associação Brasileira das ONGs e do Fundo Brasil de Direitos Humanos (ABONG). Participou da Comissão Nacional de Educação de Adultos, do Conselho de Educação Básica da CAPES e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. É pesquisador sênior do CNPQ. Recentemente, publicou a obra O Educador: um perfil de Paulo Freire. 

Mediação:

Stela Maris Bretas – Psicóloga e mestra em Psicologia (PUC-Minas). Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). Compõe a representação estadual em Minas Gerais da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e a diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). Colaboradora das Comissões de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional e de Formação Profissional do CRP-MG. 

Encerramento – Após a mesa, a partir das 20h30, a Mostra termina com uma intervenção artística em homenagem ao centenário do educador. A performance também tem transmissão do Canal do Conselho no Youtube.

Apresentação:

Giselda Gil – Poeta, pedagoga, periférica, ativista cultural, brincante, contadora de histórias. Doula, educadora popular, feminista, mãe e militante pela humanização do parto, Cultura da infância, defesa pela liberdade de expressão em diversidade sexual e gênero. Co-idealizadora do Grupo Mulheres da Vida (pioneiro na luta feminista na cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha – MG) e se afirma nas infinitas possibilidades de ser quem se quÉr.

Mediação:

Celso Tondin – Graduado em Psicologia (UNISINOS), mestre em Psicologia (UFMG) e doutor em Psicologia (PUCRS). Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na graduação e pós-graduação. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG.

AGENDA

III Mostra de Práticas em Psicologia e Educação de Minas Gerais
Data: 23 de setembro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h às 21h
Transmissão: canal do CRP-MG no Youtube



– CRP PELO INTERIOR –