“Mulheres Negras e suas realizações: recortes para a Psicologia” é tema de encontro virtual do CRP-MG, dia 27/7

Inscrições abertas

Na segunda-feira, 27/7, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoverá o encontro virtual “Mulheres Negras e suas realizações: recortes para a Psicologia”. A iniciativa é promovida pelo Conselho, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais.

A atividade é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O objetivo é abordar experiências exitosas de Mulheres Negras, em interface com a Psicologia. Por isso, será apresentada a experiência da Coletiva Mulheres da Quebrada, que atende moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A Coletiva fomenta o cuidado e o afeto entre as mulheres como forma de potencializar redes de apoio e proteção.

A videoconferência contará com as contribuições de:
Lucinea Santana – Mulher preta, favelada, mãe de sete filhos. Integrante da Coletiva Mulheres da Quebrada. Nas tarefas diárias é cuidadora da mãe acamada. Adora dançar um soul.

Lídia Vieira – Mulher negra, mãe e integrante da Coletiva Mulheres da Quebrada. Educadora social de jovens em situação de vulnerabilidade social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Fátima, no Aglomerado da Serra. Geógrafa, especialista em geoprocessamento, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Raças, Gêneros e Performances Negras, artista e produtora cultural.

Mediação
Maria Tereza de Andrade – Psicóloga, pós-graduada em Saúde Coletiva. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação na função de psicóloga escolar. Na Secretaria Municipal de Saúde foi psicóloga no CAPS AD. Também exerceu o cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Membra fundadora do Coletivo Negro Raiz de Baobá de Pouso Alegre. Coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais na Subsede Sul do CRP-MG.

Para participar

A atividade é gratuita e para participar é necessário se inscrever em: www.even3.com.br/encontrovirtual270720/

A videoconferência acontecerá por meio do Google Meet. Fique atenta(o) às instruções e link de acesso que receberá por e-mail na véspera da atividade.

Em caso de dúvida, escreva para: evento@crp04.org.br

Agenda

Tema: Mulheres Negras e suas realizações: recortes para a Psicologia
Data: 27/07/20 (segunda-feira)
Horário: 14 horas

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –