03 mar Mulheres que acolhem mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) mantém uma biblioteca com mais de 3 mil obras, que podem ser acessadas gratuitamente por psicólogas(os) e estudantes de Psicologia.
Para ampliar o conhecimento sobre esse serviço, a cada semana divulgamos um dos títulos disponíveis em nosso acervo. É uma pequena mostra de todo o material!
Confira:

Título: Mulheres que acolhem mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero
Autora: Andreia Duarte Alves (org.)
Editora: Paco
Ano: 2023
Sinopse da editora: O livro “Mulheres que acolhem mulheres: Orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero” oferece um guia prático e sensível para profissionais e voluntárias que lidam com mulheres em situação de violência. A obra enfatiza a importância do acolhimento humanizado, da escuta ativa e do suporte emocional nas primeiras abordagens, antes mesmo de encaminhamentos especializados. Com base em experiências reais e recomendações técnicas, o livro apresenta estratégias para identificar sinais de abuso, criar um ambiente seguro e estabelecer vínculos de confiança com as vítimas. Além disso, aborda questões legais e de proteção social, destacando a importância de orientações sobre direitos, serviços de assistência e medidas preventivas. Destinado a psicólogas, assistentes sociais, profissionais de saúde, educadoras e qualquer pessoa envolvida no cuidado de mulheres vítimas de violência, o livro contribui para a construção de práticas de acolhimento mais efetivas, éticas e comprometidas com a segurança e autonomia das mulheres.
Empréstimo
Para realizar o empréstimo, é necessário ter cadastro prévio na biblioteca. O regulamento e a documentação necessária estão disponíveis no site do Conselho.
Interior
O serviço também atende profissionais e estudantes que residem em outras cidades de Minas Gerais. Nesses casos, o livro é enviado à subsede do CRP-MG mais próxima da(o) solicitante, para que seja feita a retirada.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cdi@crp04.org.br.
Biblioteca Halley Bessa
A Biblioteca do CRP-MG está localizada na sede da autarquia, em Belo Horizonte, e integra o Centro de Documentação e Informação (CDI) da instituição. Além de disponibilizar gratuitamente publicações sobre as diversas áreas da Psicologia, oferece espaço para estudo, acesso à internet e apoio a pesquisa acadêmica e profissional, com consultas em bases de dados abertas e em publicações do Sistema Conselhos de Psicologia.
Endereço: Rua dos Timbiras, 1532, 6° andar, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Telefone: (31) 2138-6786

Outras obras disponíveis
-
Mulheres que acolhem mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia....
-
O psicólogo na redução dos riscos de desastres
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia....
-
Psicologia que sobe morro e desce ladeira: vinhetas não (?) clínicas de atuação da psicologia no Centro de Referência de Assistência Social
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia....
-
Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia....
-
Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta
Obra está disponível para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia....






