27 fev Mulheridades pautam próxima edição do Cine Diversidade
Sessão será no dia 18 de março, a partir das 18h, na capital mineira
Matéria publicada em 25/02 e atualizada em 27/o2
No dia 18 de março, terça-feira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza, vai realizar uma nova edição do Cine Diversidade. Reforçando as reflexões propostas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a próxima edição terá o tema Mulheridades: performatividades, contracolonialidade e produção de afetos.
Programação
O encontro será no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, e terá início às 18h com o lançamento do livro Das Diversas Psicologias das Minas, organizado pela Comissão de Orientação em Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG.
A partir das 19h, ocorrerá a exposição “Respeite a nossa história”, da fotógrafa Daniele Fagundes, e a exibição dos seguintes filmes:
Título: Sinais Vermelhos
Direção: Vânia Maria
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Documentário
Duração: 20 minutos
Sinopse: Vânia Maria, uma versátil artista performática, compartilha sua experiência enquanto mulher soropositiva há mais de 20 anos. O documentário busca abordar sua convivência com o HIV+ fugindo de estereótipos historicamente construídos, apresentando-se como uma artista potente em um contínuo processo de cura.
Classificação: livre
Título: Pirenopolynda
Direção: Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: Ficção/documental
Duração: 24 minutos
Sinopse: Em Pirenópolis, Goiás, a Festa do Divino acontece há 200 anos. Tita nasceu na pequena cidade e guarda memórias afetivas preciosas sobre a festa. Anos depois, ao revisitar essas memórias, a artista pretende reconstruir e re-tradicionalizar a festa sob um viés afetivo decolonial.
Classificação: livre
Bate-papo
Após a exibição, participam do diálogo com o público:
Amanda Rodrigo – Mulher trans/travesti preta periférica. Assessora da vereadora Juhlia Santos, militante, mobilizadora social Cellos-MG. Estudante de Serviço Social.
Heliana Moura – Graduada em Serviço Social com especialização em Direitos Humanos e Cidadania. Coordenadora da Unidade de Acolhimento Transitório. Integrante da Secretaria Política do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas. Mãe de Izabelle e Matheus.
Mediação:
Liliane Martins (CRP-04/50.845) – Mulher negra lésbica, psicóloga antirracista, feminista negra. Doutoranda e Mestra em Psicologia Social (UFMG). Especialista em Direitos Humanos. Conselheira vice-presidenta e co-coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.
Ingressos
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma cota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes da sessão.
O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine no dia da sessão e preencher o formulário.
Sobre o Projeto Cine Diversidade
O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.
AGENDA
Cine Diversidade
Data: 18 de março de 2025
Horário: 18h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG