Neuropsicologia foi o assunto da semana no programa de rádio

No mês em que se comemora o Dia da(o) Psicóloga(o), o Psicologia em Foco no rádio se dedica a uma programação especial, com objetivo de expandir dos diálogos sobre a profissão. Nesta quarta-feira, 21/8, abordou-se a neuropsicologia, em entrevista com o psicólogo, especializando em neurociência, avaliação psicológica e psicodiagnóstico, Akauito Elcino.

Ouça o programa.

“É importante entender que o diagnóstico em neuropsicologia parte de uma consciência fruto de um raciocínio clínico e o melhor instrumento de avaliação é o psicólogo”, explicou Akauito quando perguntado sobre a atuação na condução dos diagnósticos. Segundo ele, nesse processo, inteligência, atenção, memória, processamento linguísticos e funções executivas são pontos importantes a serem observados.

Para aumentar a compreensão dos casos e evitar erros nos diagnósticos, o psicólogo enfatizou, durante a entrevista, a importância do trabalho de uma equipe multiprofissional. Chamou ainda atenção para o cuidado em não assumir uma postura medicalizante, haja vista que os casos precisam ser estudados e os remédios não podem ser as únicas ferramentas de ação.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –