Nota de apoio à parlamentar Lohanna França

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), vem por meio desta nota manifestar apoio à vereadora Lohanna França (PV-Divinópolis), eleita em 2022 para deputada estadual. No dia 13/12/2022, a parlamentar sofreu ataques antidemocráticos na Câmara Municipal de Divinópolis, sendo hostilizada, intimidada e ameaçada. Além destas violências, vem sofrendo ataques e ameaças no âmbito virtual, sendo proferidas palavras e expressões contra ela, marcadas por machismo, sexismo e misoginia.

Vivemos em um país marcado por violência política de gênero, no qual mulheres eleitas tem seus lugares de fala interrompidos, são atacadas em manifestações machistas, questionadas sobre suas vivências no que se refere a aspectos pessoais.

A vereadora e futura deputada Estadual Lohanna representa quem a elegeu e, também, cada pessoa independente do gênero, classe, sexualidade e raça, tendo conquistado pelo voto público o direito de exercer seu mandato, onde deveria ter segurança para fazê-lo.

Os direitos humanos são pilar da Psicologia enquanto ciência e profissão. Nosso fazer é comprometido com o fortalecimento da democracia, a partir do reconhecimento e valorização das singularidades humanas e das diferenças. Contribuímos responsavelmente com a promoção de uma sociedade inclusiva, justa e equitativa.

Nosso apoio, portanto, à parlamentar, diante do fato ocorrido na Câmara Municipal de Divinópolis, que deveria representar um local democrático e de representatividade das vozes das(os) cidadãs(os) brasileiras(os). Salientamos que não compactuamos com este tipo de ato, que não está alinhado com a democracia, contra mulheres em sua atuação no poder legislativo.

É inconcebível que cidadãos e cidadãs destilem ataques machistas e misóginos e não sofram penalidades condizentes com suas falas e ações contra uma mulher eleita, pelo voto democrático.

Divinópolis, 15 de dezembro de 2022
XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –