Nota de apoio e solidariedade às(aos) profissionais da Enfermagem

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) manifesta publicamente seu apoio e solidariedade às(aos) profissionais da Enfermagem mineiras(os), representadas(os) pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) e pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), que estão lutando pelo reconhecimento por meio da efetivação do piso salarial, com a já aprovada Lei Federal 14.434/2022.

Estamos acompanhando com atenção as articulações, as mobilizações e a luta da enfermagem em todo o Brasil. Neste sentido, o CRP-MG afirma nesta nota, a importância de se garantir a efetiva valorização das (os) profissionais, referendada na Lei 14.434/2022. Traduz-se assim, no reconhecimento do trabalho e da importante atuação e dedicação ética, responsável e comprometida com a vida, a cidadania e a saúde mineira e brasileira.

O Coren-MG e o SEE-MG têm sido nossos parceiros institucionais permanentes nas pautas da saúde da população, nos desafios do contexto da pandemia e no reconhecimento dos Conselhos Profissionais e das Profissões. Como coirmã da enfermagem, nós da Psicologia reforçamos também, a disposição do trabalho conjunto e coletivo na valorização da vida, das(os) trabalhadoras(es), da dignidade das pessoas e nos avanços do controle social na saúde publica.

Para o CRP-MG, a nossa aliança interinstitucional e de nossas categorias têm potencializado nossas forças na construção de estratégias da valorização das nossas profissões, tendo como compromisso a consolidação do respeito à dignidade das(os) trabalhadoras(es), o acesso e garantia à saúde e a promoção e salvaguarda dos direitos humanos.

 

Belo Horizonte, 11 de outubro de 2022
XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –