Nota de Falecimento

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) informa o falecimento do psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira Silva, nesta sexta-feira (5/2), em Salvador (BA).

Marcus Matraga, como era conhecido, foi conselheiro do CRP-MG e atuava com veemência na Luta Antimanicomial. Acreditava que a questão dos Direitos Humanos introduz positivamente o elemento político na prática profissional dos psicólogos desde que “todos resistam à obviedade”.

Em sua contribuição para o livro “Psicologia e Direitos Humanos Educação inclusiva – direitos humanos na escola” (São Paulo: Casa do Psicólogo: Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia, 2005), por meio do texto A psicologia, os psicólogos e a luta pelos direitos humanos: da reflexão à ação deixou a seguinte reflexão para a categoria no que diz respeito às suas convicções:

Não queremos ser mais um grupo de militantes que adota a questão dos Direitos Humanos como uma espécie de cereja do bolo da nossa intervenção global, enquanto instituição ou enquanto profissionais. Não queremos o problema dos Direitos Humanos como uma mera questão de marketing das nossas intervenções no mundo. Não queremos a questão dos Direitos Humanos como uma companhia charmosa, que nos inclui no rol dos politicamente corretos, e, portanto, nos permite dormir com a nossa consciência tranquila. 

As informações sobre velório e sepultamento em Belo Horizonte serão divulgadas em breve.

Assista abaixo vídeo em homenagem a ele.



– CRP PELO INTERIOR –