Nota de pesar: Aluízio Lopes de Brito

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa profundo pesar pelo falecimento do psicólogo e professor Aluízio Lopes de Brito, nesta quarta-feira, 18. Membro ad hoc da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), deixou grandes contribuições para a Psicologia brasileira, sobretudo na elaboração do novo código de ética da profissão.

Foi conselheiro do CFP por três gestões – XII Plenário (2001-2004), XIV Plenário (2007-2010) e XV Plenário (2010-2013). Em 2002, compôs a equipe responsável pela elaboração da Minuta do Novo Código de Ética da Psicologia. Já no Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13), sua terra natal, Aluízio compôs dois plenários, sendo presidente em um deles e participou ativamente da criação da Comissão de Direitos Humanos do Regional, em 1997, e foi presidente da Comissão Permanente de Ética, de 1995 a 1998.

“Aluízio Lopes de Brito foi uma das 167 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil. Em um momento extremamente desafiador para a Psicologia brasileira – que precisa construir estratégias de enfrentamento, resistência e cuidado diante desta grave crise sanitária – não será possível contar, mais uma vez, com a fundamental contribuição e experiência de Aluízio”, descreve o CFP.

Belo Horizonte, 18 de novembro de 2020
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –