Nota de pesar: Celso Fernandes Patelli

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa profundo pesar pelo falecimento do psicólogo Celso Fernandes Patelli, ocorrido neste sábado, 19/2.

Celso Patelli atuou na área de Psicologia Social, como psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social, tendo trabalhado também na coordenação de CRAS e Centro POP. Foi professor no curso de Psicologia e Direito da Faculdade Pitágoras, conselheiro do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e psicanalista membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe).

Contribuiu com grande relevância para a defesa de direitos da população LGBTI+ no sentido de oferecer mais dignidade à quem se vê vulnerabilizada socialmente, por meio do estabelecimento de uma política pública específica de cuidado transformador que lhe devolva a condição de cidadã. Neste sentido destaca-se sua luta pela criação recente do Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos (CRCT), no município de Poços de Caldas, com protocolos de atendimento especial para pessoas transexuais a partir da capacitação dos diversos setores parceiros da rede para oferecer além de atendimentos, procedimentos e atividades de educação em saúde, com ganhos simbólicos para as pessoas. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga(o), assistente social, médico, educador físico, enfermeiro, nutricionista e estagiária(o) de Psicologia.

O CRP-MG reconhece a trajetória e as relevantes contribuições de Celso Fernandes Patelli para uma Psicologia ainda mais inclusiva, transformadora e ética.

Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2022.

XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –