Nota de pesar: Rhany Mercês

Rhany Mercês

Rhany Mercês

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa profundo pesar pelo falecimento da ativista e travesti Rhany Merces, ocorrido neste 13 de maio de 2021.

Rhany Mercês, nascida no Morro das Pedras, Belo Horizonte. Mulher trans negra gorda favelada, soube o quão difícil é enfrentar preconceitos e desigualdades. Ser transexual negra hoje significa interseccionar resistências no próprio corpo, e romper tabus e estigmas a todo instante. Foi por meio do envolvimento com a arte, cultura e militância que Rhany pode construir, simbólica e efetivamente, sua identidade de gênero e raça. No futuro, ela esperava ver todas as mulheres negras, principalmente as trans respeitadas, viabilizadas e empoderadas.

Rhany se fez política e resistência individual e coletiva no país que mais aniquila subjetividades LGBTI+, se posicionou frente aos padrões estéticos, chegou ao ensino superior, superando toda discriminação. Rhany se fez (re)existência até os últimos minutos de sua vida devido à gravidade da COVID-19, a irresponsabilidade e descaso do Governo Federal e do Ministério da Saúde, com os corpos negros, favelados e trans. Afinal, já temos vacina!

Rhany é a expressão da coroação, da luta e resistência. Expressão do afeto da mulher negra como dito por Bell Hooks: “No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover contra a dominação, contra a opressão. No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover em direção à liberdade, a agir de formas que libertam a nós e aos outros”. Rhany escolheu amar e viver e foi impedida pela negligência do Estado.

Agradecemos imensamente a Rhany por nos mover em direção à liberdade e ficaremos com as trocas potentes compartilhadas. Sentimos sua presença! Seguiremos com esse legado em prol da vida e dignidade dxs corpxs marginalizadxs. Somos sementes que reverberam afetos e potências.

 

Belo Horizonte, 13 de maio de 2021
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –