Nota de posicionamento: A Psicologia e a conjuntura política brasileira

Neste importante momento do país, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vem a público reiterar sua posição intransigente de defesa dos valores democráticos da sociedade brasileira, posicionando-se de forma ativa e crítica na luta pela justiça social e pelos Direitos Humanos.

O compromisso com a sociedade, buscando compreender o ser humano em todos os âmbitos, revela a face contemporânea da Psicologia, na qual os Direitos Humanos e a ética são parâmetros balizadores para o exercício profissional de uma categoria plural, diversa, solidária e implicada com a transformação do mundo no qual vivemos.

Neste sentido, faz-se necessário lembrar de alguns dos Princípios Fundamentais descritos no Código de Ética da Profissão de Psicólogo, tais como:

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

O Brasil atravessa um momento significativo de sua história e a Psicologia tem o dever de refletir cuidadosamente sobre esse cenário e manter-se vigilante a qualquer ameaça colocada aos direitos conquistados. Com a serenidade e a firmeza que o momento exige, o CRP-MG reforça seu compromisso com a democracia e a liberdade, e sua luta contra a violência, o ódio e a intolerância.

É preciso o engajamento e a participação de todas(os) as(os) profissionais para que um futuro consciente e humano possa ser construído.

Belo Horizonte, 29 de outubro de 2018
XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG