Nota de posicionamento frente aos acontecimentos nas instituições de ensino privadas em MG

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão Psicologia e Formação Profissional e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP Núcleo Minas, torna pública suas preocupações frente aos últimos acontecimentos nas instituições de ensino privadas de Minas Gerais, como demissões de professoras(es) e/ou coordenadoras(es) de cursos de graduação em Psicologia, algumas em desacordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e a admissão de coordenadoras(es) de cursos de Psicologia sem formação na área em questão.

Estes acontecimentos caracterizam a precarização do trabalho docente e comprometem a qualidade da formação desenvolvida pelas instituições de ensino, produzindo, por conseguinte, implicações diversas, tanto para professoras(es) quanto para alunas(os) e a sociedade de maneira geral. Nos solidarizamos e acolhemos as preocupações manifestadas pelas(os) estudantes, que estão se sentindo prejudicadas(os), reafirmando que estamos acompanhando os desdobramentos desses acontecimentos. Nos posicionamos em defesa de uma formação de qualidade para o bom exercício da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Nossas preocupações se referenciam na Minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia – DCN’s, elaborada a partir do amplo movimento de revisão dessas diretrizes, ocorrido em 2018, que foi o ano da Formação, promovido pelo Sistema Conselhos, em parceria com ABEP, FENAPSI e FENPB. Estamos à disposição para reuniões de orientação e mediação em conjunto com a direção, corpo docente e discente das Instituições de Ensino Superior envolvidas.

 

Belo Horizonte, 19 de agosto de 2019
Comissão Psicologia e Formação Profissional
XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –