Nota de posicionamento – Psicologia contra o racismo: o fim do genocídio do povo negro é urgente!

13 de maio é Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo e seus impactos

Neste dia Nacional de Denúncia contra o Racismo evidenciamos que ainda vivemos as consequências materiais e simbólicas do violento processo de colonização que se atualiza em nosso cotidiano em diferentes expressões da necropolítica e genocídio.

Os altos indicies de desemprego, analfabetismo, o encarceramento em massa, a crescente miséria e a altíssima mortalidade de pessoas negras por Covid-19, por assassinato, em crimes de trânsito, a mortalidade materna e outras mortes evitáveis evidenciam de forma contundente que ainda temos muito o que lutar e que a Psicologia tem muito a contribuir para a superação desta realidade de violação de direitos, dor e morte.

Neste dia em que os movimentos sociais negros vão às ruas em todo o país, reverenciamos a luta de todas(os) negras e negros que ao longo da história vêm enfrentando injustiças e propondo a construção da democracia e da equidade.

Nos somamos a todas(os) aquelas(es) que alimentam o sonho de uma sociedade digna e segura para as pessoas negras, na qual reconhecimento, justiça e desenvolvimento caminhem juntos e sustentem as relações entre as pessoas das várias etnias e de todas as descendências.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa profundo pesar pela chacina ocorrida na comunidade do Jacarezinho, no dia 06/05/2021, durante a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. Esta foi também uma das mais impactantes chacinas do mundo, pelo número de mortos; pela condução da operação e, não obstante, pelas marcas geradas tanto no imaginário social, como também nas subjetividades negras e não-negras.

Sentimos e repudiamos os efeitos da necropolítica que banaliza e valida suas mortes provocadas pelas mãos do Estado. Manifestamos nossas condolências às famílias das pessoas mortas pelo Estado e a todas as subjetividades afetadas pelos assassinatos desta e de todas as chacinas promovidas por quem deveria proteger o povo e assegurar seus direitos.

Convocamos todas as psicólogas e psicólogos a se colocarem ativas(os) na luta pela superação do racismo e seus impactos, por meio de suas práticas psi em todos os lugares.

Belo Horizonte, 13 de maio de 2021
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –