Nota de posicionamento frente à tragédia socioambiental anunciada da Mina do Feijão, em Brumadinho

O Conselho Regional de Psicologia –  Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres, presta apoio e afirma solidariedade aos atingidos pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão, situada em Brumadinho, ocorrido no início da tarde de sexta-feira (25), que alcançou a área administrativa da Companhia Vale do Rio Doce e a comunidade Vila Ferteco, espalhando um mar de danos morais, sociais e ambientais a todas as localidades do entorno.

O rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana-MG, em 2015, não foi o primeiro rompimento sob responsabilidade da mineradora mas, foi um crime ambiental sem precedentes na história do país, levando a público o descaso e a atitude criminosa das companhias frente à segurança das barragens. O rompimento da barragem em Brumadinho em um intervalo de pouco mais de três anos sinaliza que não foram tomadas as medidas já conhecidas e necessárias para garantir a segurança socioambiental.

Repudiamos o atual modelo de mineração, que opera sob decisões meramente econômicas, visando o lucro acima da segurança ambiental e social. Mais uma vez, vivenciamos um crime contra a vida, resultado da repetição de um modelo negligente e exploratório.

É hora de encarar a situação com seriedade e repensar os modelos inseguros atualmente adotados. Essencial nos indignar, mas fundamental que tenhamos ação. Reiteramos o apoio e solidariedade do CRP-MG aos atingidos e seus núcleos familiares, sob a importância de compreender este impacto de forma integral.

A Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres está em Brumadinho se articulando e integrando com as políticas públicas locais para prestar o adequado apoio e assistência aos atingidos.

O CRP-MG tem recebido contatos de inúmeras(os) profissionais se disponibilizando para contribuir com apoio à população. No entanto, solicita que a categoria aguarde os primeiros encaminhamentos, que serão comunicados em todos os canais do Conselho.

Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2019
Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres
XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –