Nota de Apoio: solidariedade à psicóloga e presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Carla Anunciatta

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero, vem por meio desta nota afirmar seu posicionamento em favor da vida e contrário a qualquer ataque que utilize discurso de ódio, misoginia, ameaças, sexismo e/ou machismo, em solidariedade e apoio a Carla Anunciatta, psicóloga e presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Em um momento em que a democracia e os direitos humanos são alvos constantes de ataques é fundamental que as instituições se posicionem em defesa das mulheres. Nesse contexto, as mulheres e os seus corpos são os primeiros a terem seus direitos atacados, tornando-se objetos em um debate que não é político, mas sim de gênero, tendo em vista as desigualdades históricas presentes na sociedade, nas relações de trabalho e nos cargos de gestão.

Reafirmamos também nosso compromisso com as instituições de controle social, como o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Esse espaço democrático e de participação social nas questões de saúde pública do município vem cumprindo seu papel de defesa dos direitos da minorias e da população desfavorecida, contrariando os interesses hegemônicos e, assim, faz-se imperioso que sua autonomia e funcionamento sejam assegurados.

Enquanto psicólogas e psicólogos devemos nos manter ao lado do direito à vida, à igualdade de gênero e à democracia, visto que essas premissas são primordiais para o exercício ético da profissão, pautado pelo respeito à dignidade e à integridade humana.

Belo Horizonte, 13 de julho de 2020
Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –