Novo site do CRP-MG possibilita emissão de certidões para pessoas físicas

O novo site do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) permite emitir certidões com muito mais facilidade e rapidez. É possível emitir na hora as certidões de pessoa física, desde que a(o) profissional esteja com situação regular junto ao CRP-MG.

Todas as informações estão disponíveis em “Emissão de Certidões”.  O passo a passo explica os procedimentos para emissão e impressão da certidão por meio do Siscaf Web, sistema que disponibiliza na internet os dados das(os) profissionais registradas(os) no CRP-MG.

A emissão de certidões pode ser realizada tanto para quem possui registro ativo, quanto para quem cancelou o registro. No entanto, para realizar a emissão do documento, a(o) profissional não deve possuir débitos junto ao CRP-MG.

O que é – A certidão atesta a regularidade da(o) profissional junto ao CRP-MG. Há dois principais tipos de certidões:

Certidão Negativa – A(o) profissional não possui nenhuma pendência junto ao Conselho. Nesse caso, não há nenhuma renegociação financeira ou processo ético em trâmite.

Certidão Positiva com Efeitos de Negativa – A(o) profissional possui alguma pendência: que pode ser financeira e/ou relacionada a processos éticos em trâmite, no entanto, tal pendência não é impeditiva para a emissão da certidão.

Dessa forma, ao emitir a certidão, as(os) profissionais deverão se encaixar em alguma das seguintes situações:

– Caso o seu registro esteja ativo, sem processo ético e renegociações em trâmite, sua certidão será a Certidão Negativa;

– Se o registro estiver ativo, sem processo ético, mas com renegociações em dia, a certidão emitida deverá ser a Certidão Positiva com Efeito de Negativa Financeira;

– Para registro ativo, com processo ético em trâmite, mas sem renegociações, a Certidão Positiva com Efeito de Negativa Ética é a que deve ser emitida;

– No caso de registro ativo, processo ético em trâmite e renegociações em dia, emita a Certidão Positiva com Efeito de Negativa Financeira e Ética.

Para registros cancelados e sem débitos, há duas opções de certidões:

– A Certidão Negativa Cancelada pode ser emitida em caso de inexistência de renegociação;

– Caso haja renegociação em dia, emita a Certidão Positiva com Efeito de Negativa Financeira Cancelada.

Todas estas certidões são disponibilizadas instantaneamente, mediante login com CPF e senha no site do Siscaf Web.

Atenção: Para emissão de certidão, a(o) psicóloga(o) deverá estar registrada(o) e em dia com as anuidades do CRP-MG. Em caso de renegociação, a 1ª (primeira) parcela deverá estar quitada.

A(o) profissional em débito deverá entrar em contato com o setor de anuidade pelo e-mail anuidade@crp04.org.br ou telefone (31) 2138-6767 (opção 4 – anuidade) para regularizar sua situação.

Dúvidas sobre a emissão de certidões de pessoa física podem ser esclarecidas junto ao setor de registro pelo e-mail: atendimento@crp04.org.br ou pelos telefones: (31) 2138-6756 e 2138-6757

Pessoa jurídica – Para emissão de certidão de pessoas jurídicas junto ao CRP-MG é necessário fazer a solicitação por e-mail para atendimento@crp04.org.br. No e-mail, devem ser informados: Razão Social, CNPJ e/ou número de registro da pessoa jurídica no CRP-MG.

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –