COMISSÃO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE
APRESENTAÇÃO

A Comissão de Psicologia do Esporte é um espaço de discussões sobre o campo de atuação da psicóloga(o) no esporte e na atividade física, dando maior visibilidade à temática e possibilitando um espaço de articulação e mobilização de psicólogas(os) que estão na pratica diária, estudantes e pesquisadores que estudam esta temática. A comissão se justifica mediante a necessidade de atualização permanente da temática da Psicologia do Esporte sobre a convergência de diferentes saberes e modelos de atuação, pela implantação de um espaço de circulação e problematização das questões relacionadas as demandas emergentes e pela irrefutável importância da formação permanente e atualização continuada buscando o aperfeiçoamento do fazer nas diversas particularidades das modalidades esportivas.

 

As atividades da comissão se iniciam em fevereiro, com as especificações de conteúdo e calendários, disponíveis nesta plataforma (site), com reuniões abertas e divulgação das discussões mensais.

 

Seu principal objetivo é implantar espaços de discussão, atualização e problematização do fazer em Psicologia do Esporte.

 

A metodologia adotada pela comissão perpassa por:

– Estudos teóricos e técnicos atualizados sobre as temáticas específicas.
– Apresentação, discussão de demandas emergentes.
– Discussão aberta com o público interessado na temática.
– Articulação com diferentes campos que compõem as ciências do esporte, as políticas públicas, a sociedade, o estado, a cultura, a psicologia, entre outros.
– Abordagem da experiência cotidiana dos participantes nas reuniões abertas.

Psicologia do Esporte

OBJETIVOS

  • Articular juntamente aos profissionais do Esporte um canal de diálogo com  as Psicólogas do Esporte;
  • Conhecer o desenvolvimento das práticas em Psicologia do Esporte em todo Estado de Minas Gerais;
  • Produção técnica, no que concerne à divulgação de trabalhos da comissão seja na forma de apresentação oral e/ou escrita, colocando em circulação a produção do grupo, diante das demandas e desafios encontrados na área;
  • Integrar psicólogas, estudantes e profissionais do Esporte que atuam e que pretendem atuar na Psicologia do Esporte, em todo Estado de Minas Gerais;
  • Reunir subsídios para proposição de políticas públicas na área do esporte e do lazer;
  • Intercâmbio com demais conselhos regionais que tenham comissões ou grupos de trabalho de Psicologia do Esporte a fim de conhecer suas ações e iniciativas.

COORDENAÇÃO DA COMISSÃO

Yghor Queiroz Gomes

– CRP PELO INTERIOR –