A Comissão de Orientação em Psicologia do Esporte é um espaço de discussões sobre o campo de atuação da psicóloga(o) no esporte e na atividade física, dando maior visibilidade à temática e possibilitando um espaço de articulação e mobilização de psicólogas(os) que estão na pratica diária, estudantes e pesquisadores que estudam esta temática. A comissão se justifica mediante a necessidade de atualização permanente da temática da Psicologia do Esporte sobre a convergência de diferentes saberes e modelos de atuação, pela implantação de um espaço de circulação e problematização das questões relacionadas as demandas emergentes e pela irrefutável importância da formação permanente e atualização continuada buscando o aperfeiçoamento do fazer nas diversas particularidades das modalidades esportivas.
As atividades da comissão se iniciam em fevereiro, com as especificações de conteúdo e calendários, disponíveis nesta plataforma (site), com reuniões abertas e divulgação das discussões mensais.
Seu principal objetivo é implantar espaços de discussão, atualização e problematização do fazer em Psicologia do Esporte.
A metodologia adotada pela comissão perpassa por:
– Estudos teóricos e técnicos atualizados sobre as temáticas específicas.
– Apresentação, discussão de demandas emergentes.
– Discussão aberta com o público interessado na temática.
– Articulação com diferentes campos que compõem as ciências do esporte, as políticas públicas, a sociedade, o estado, a cultura, a psicologia, entre outros.
– Abordagem da experiência cotidiana dos participantes nas reuniões abertas.
Camila de Castro Barros Valicente