Historicamente, nosso trabalho iniciou-se em novembro de 2016, na sede do CRP de Minas Gerais, com “a convicção de que apenas com o envolvimento das pessoas, podemos construir uma visão crítica que nos permita compreender o ser humano e os fenômenos que o cercam de maneira mais complexa, nos levando à perspectiva holística necessária nesta investigação. Sabemos, no entanto, que a compreensão do fenômeno religioso não se esgota, mas observamos que essa discussão, no momento atual de nossa história, parece ganhar importância ainda maior pelo fato da questão religiosa começar a receber grande destaque na realidade cotidiana da sociedade, ocupando os cenários político, educacional e econômico” (Silva Jr., 2019).
O objetivo maior da Comissão de Orientação em Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e outros Saberes Tradicionais (Clerot) é pensar como a Psicologia, enquanto ciência e profissão, deve se relacionar com essa temática, contribuindo para que nossa compreensão do ser humano e nosso trabalho junto a este possa ser mais eficiente na promoção da saúde como condição bio-psico-social-espiritual, conforme preconiza a OMS (Silva Jr., 2019). Assim, busca-se refletir, dialogar e propor melhorias, articulando ações com as instâncias internas, com a categoria e com a sociedade em geral, para efetivação desses diálogos. A partir disso, objetiva-se também subsidiar especificamente posicionamentos e orientações do CRP-MG.
Como metodologia, optamos por “[…] discursos que têm a intenção de mostrar caminhos transdisciplinares que permitam o diálogo epistemológico em direção às aproximações, e não aos distanciamentos conceituais; na direção de maneiras de viver na diversidade, construindo identidades que não se isolem, mas que permitam o trânsito na multiplicidade” (Silva Jr., 2019).
Sede: Guaraci Maximiliano dos Santos
Subsede Centro-Oeste: Reinaldo da Silva Junior
Henrique Galhano
O CRP-MG informa à categoria que realizará a migração para um novo sistema tecnológico denominado BRC.
A migração de sistemas acarretará a suspensão de alguns serviços ao longo do mês de novembro.
Confira as informações sobre os serviços que serão suspensos e os prazos.