O Grupo de Trabalho de Psicologia e Política de Assistência Social tem como objetivo geral refletir sobre a política e a práxis da Assistência Social em Juiz de Fora e região. Se organiza em torno das discussões sobre as ações que se desenvolvem por psicólogas (os) nos Serviços, Programas e Projetos desenvolvidos na Cidade. As análises se orientam pelos princípios propostos do SUAS, CFP E CRP, e ainda respeitando também as contribuições e participações dos movimentos sociais, e em particular do CMAS.
O GT tem a preocupação de que a Política de Assistência social seja garantida em seus princípios o cumprimento das legislações do SUAS em sua totalidade, e em particular na inclusão da à psicóloga(o) nos equipamentos da Assistência Social.
Sustenta, também, que o trabalho seja reflexo dos princípios ético que garantem a eficiência e o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão. Por essa razão, tem construído um espaço de orientação e diálogo sobre a prática profissional da categoria.
Compartilha do projeto da Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social do CRPMG, em BH, que tem se configurado como ambiente de troca, articulação e formação política para as (os) psicólogas (os) que atuam no SUAS.
As reuniões acontecem na segunda sexta-feira de cada mês, no horário das 15h às 17h.
Valeria Wanda da Silva Fonseca