O cuidado com usuários e serviços de saúde mental foram assuntos do Psicologia em Foco

O Psicologia em Foco desta quarta-feira, 16/5, discutiu “Saúde, Território e Clínica Ampliada: uma experiência de formação de profissionais de novo tipo”. A atividade teve caráter especial e foi realizada em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Participou como convidado o psicólogo, doutor em Psicologia Social e professor na Universidade Federal de São João Del-Rei, Walter Melo. A mediação foi feita pelo psicólogo, mestre em Psicologia Social e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, Marcelo Arinos. Para ver o debate na íntegra, clique aqui.

Walter Melo falou sobre o atual momento político do país, entendendo que existe uma série de propostas de retrocesso no campo da saúde e saúde mental, o que para ele é preocupante. Ele também falou sobre os 10 anos em que trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira, na Casa dos Palmeiras, que se tornou a primeira clínica de saúde mental brasileira aberta ao mundo. “Dentro das Universidades, a doutora Nise é muito estudada, principalmente, na vertente da Reforma Psiquiátrica, Luta Antimanicomial e há muitas pesquisas em torno das suas obras”, disse o professor.

Walter Melo afirmou que existem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que funcionam como “micro hospícios” pelo país e por serem o principal serviço de atenção e um dos pontos mais importantes da reforma psiquiátrica, é necessário o cuidado constante. “Se não houver o cuidado, nós estaremos minando a Reforma Psiquiátrica no dia-a-dia”, alertou o professor.

 

 

 

 

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –