20 maio O SUS e a defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial estarão em debate dia 25
Live integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro
“O SUS e a defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” é o título da próxima live da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realiza mensalmente, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Desta vez, o evento vem com um caráter especial pois integra a programação das comemorações virtuais da luta antimanicomial, o conhecido “18 de maio”.
A live será às 19h, da próxima terça-feira, 25/5, no canal youtube.com/ascomcrpmg. Antes mesmo, toda a categoria pode participar respondendo a enquete presente nas redes sociais com a pergunta: Quais práticas PSI de cuidado em liberdade você desenvolve?”. A questão já está publicada em instagram.com/crpmg e facebook.com/crpmg.
O evento contará com as presenças de:
Convidadas(os):
Eduardo Luiz da Silva, graduado em Psicologia (UFMG), especialista em Saúde Coletiva: Ênfase em Planejamento em Saúde (UFBA) e Gestão da Atenção à Saúde (Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês). Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras.
Marta Elizabete de Souza, mestra em Saúde Pública. Foi coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, de 2004 a 2011. Militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental/Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila).
Mediadora:
Lourdes Machado, conselheira presidenta do CRP-MG, integrante da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG).
Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de todas as situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.
Por se tratar de uma atividade aberta ao público, não demanda inscrição prévia e também não gera certificado.
Agenda
Live “O SUS e a defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial”
Data: 25/05/21 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Transmissão: canal do CRP-MG no Youtube