26 maio Pesquisa: Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica
Mapeamento pretende elencar percepções das(os) psicólogas(os) de Minas Gerais no contexto do procedimento
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) lança a pesquisa “Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica”. O objetivo do mapeamento é conhecer a percepção das(os) psicólogas(os) de Minas Gerais sobre a sua prática no processo de avaliação do procedimento cirúrgico.
A participação das(os) profissionais de Psicologia no processo de cirurgia bariátrica está prevista na Resolução CFM 2131. O texto inclui as psicólogas(os) na equipe multidisciplinar de saúde responsável pelo acompanhamento do paciente, incluindo no pós-operatório.
Além da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Parecer Técnico de 2016 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também reforça o papel dos profissionais de Psicologia nestes casos – e veta a cirurgia para pessoas em casos de problemas psiquiátricos descompensados, quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados, risco de suícidio e as(os) usuárias(os) de álcool ou drogas ilícitas nos cinco anos anteriores à cirurgia.
Dessa forma, existe a demanda de diagnóstico das condições psicológicas e saúde mental dos pacientes desde o pré-operatório.
Público-Alvo da Pesquisa
A pesquisa é destinada apenas a(os) profissionais que atuem, ou já atuaram, com a realização de avaliação psicológica no contexto da cirurgia bariátrica.
O tempo previsto para preenchimento do formulário é de 20 minutos. Para solicitar mais informações, entre em contato por meio do endereço eletrônico: comissoes.publicacoes@crp04.org.br