Programa de rádio aborda o comportamento no trânsito

Países em desenvolvimento, como o Brasil, são responsáveis por 90% dos acidentes de trânsito provocados no mundo. Na última terça-feira (31) foi encerrada mais uma campanha “Maio Amarelo”, que tem por objetivo promover a conscientização acerca dos riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro dos deslocamentos diários. Por isso, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) dedicou seu programa de rádio desta quarta-feira (1º) ao tema.

Para explicar os estresses causados pelo tráfego, o convidado foi o psicólogo Milton Bicalho, mestre em Psicologia pela UFMG, fundador do Centro de Socioanálise, Instituições e Grupos (CESIG-MG) e membro docente da Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Félix Guattari.

Segundo o psicólogo, o primeiro ponto a se destacar é que o carro simboliza poder e quem está no seu comando se reveste dele. Outra questão colocada por ele é a educação: na escola deveria ser ensinado como se relacionar com as pessoas, o que resultaria em uma melhor convivência e redução da violência, inclusive no trânsito.
Milton Bicalho ressaltou também o exemplo de São Paulo, onde houve queda de acidentes após o aumento da implantação de ciclovias.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –