18 fev Programa de rádio Psicologia em Foco discute vingança virtual
Nesta quarta-feira, 17/2, o programa de rádio Psicologia em Foco teve como convidada a psicóloga Marisa Sanabria, conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, para discutiu o tema da vingança virtual. Uma situação já vista muitas vezes: o casal termina e semanas depois vazam fotos de um dos parceiros em momento íntimo na internet. Essa prática afeta, principalmente, as mulheres.
Segundo a psicóloga, vivemos em uma sociedade na qual se pensa que o corpo da mulher pertence a alguém e na violência virtual o corpo exposto é visto como objeto. “O que se tem com a pornografia de vingança é uma situação de abuso mais sofisticado, por meio das tecnologias. É uma violência de qualquer forma, porém virtual”, explica. Marisa declarou que o maior alvo desse crime são as mulheres pelo fato da sociedade patriarcal as tratar como propriedade do homem, do Estado. “A gente percebe que quando essa vingança acontece com os homens eles não se abalam tanto quanto as mulheres, pois para eles não é um tipo de violência, já que não se tem essa repressão com o corpo masculino”, analisou.
Marisa também deixou claro que esse ato causa muitas consequências, como depressão, baixo-estima, transtornos de pânico e até mesmo culpa. “É uma ferida que fica marcada. A mulher que passa por essa situação demora a ter outro relacionamento, pois confiava no parceiro e também começa a não gostar mais de si mesma”, declarou. A psicóloga completou dizendo que os adolescentes são mais vulneráveis a esse tipo de crime por curtir as sensações de desdobramentos do caso, mas as consequências ainda são mais profundas. Para finalizar, Marisa Sanabria ressaltou que o amor tem que ser vivido com consciência e respeito pelo parceiro.
O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM. Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.