Psicologia em Foco: Ética e individualismo

Mais do que nunca o homem contemporâneo tem a necessidade de enfrentar os efeitos de suas ações. Exemplo disso é a escassez de recursos naturais, no qual se torna mais urgente que a sociedade pense no coletivo. Para falar acerca desse individualismo dos sujeitos e algumas problemáticas éticas, o programa de rádio “Psicologia em Foco” do dia 15/10 convidou a psicóloga Marinella Morgana.

Segundo ela, a sociedade ocidental, em geral, impõe aos sujeitos uma auto preocupação excessiva. Isso fica nítido no incentivo ao consumo, ao culto ao próprio corpo, que prega o bem estar relacionado à imagem do físico perfeito.  Para Marinella, essa característica faz parte da condição humana, entretanto, é ainda mais impulsionada na sociedade atual.

A convidada complementou com a busca pelo sucesso e a satisfação pessoal em excesso. Marinella disse que essa postura faz com que as pessoas se afastem do meio coletivo e dos outros. Em suas palavras, “certamente isso nos torna mais individualistas”.

Essas posturas individualistas, conforme dito na entrevista para o “Psicologia em Foco”, foram construídas com o tempo e pelas sociedades, pois, conforme a própria história da civilização, a mesma só se constituiu como tal a partir do momento em que as pessoas se uniram e formaram comunidades. Mas, esses traços individuais se formaram após o domínio humano da razão e a descoberta dos homens em exercer poder sobre outros.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.

Psicologia em Foco é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880. Não perca a próxima edição!

Acompanhe as novidades do programa Psicologia em Foco também na página do CRP-MG no Facebook: https://www.facebook.com/crpmg



– CRP PELO INTERIOR –