07 abr Psicologia é reverenciada no Jubileu de Prata do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário
Conselheira do CRP-MG recebe moeda comemorativa por contribuições na política antimanicomial

Lourdes Machado ladeada pelo desembargador José Luiz Faleiros (esq), a psicóloga judicial, supervisora clínica e idealizadora do PAI-PJ, Fernanda Otoni de Barros-Brisset, e pela desembargadora Márcia Milanez (dir.). Foto: Juarez Rodrigues/TJMG.
No último dia 3, Lourdes Machado, conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), recebeu homenagem do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) por suas contribuições para a política antimanicomial. A celebração ocorreu durante as comemorações dos 25 anos do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ). A psicóloga, que também é presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), foi agraciada com a moeda comemorativa do jubileu de prata da política pública que é pioneira no país, e que tem como objetivo principal ser um modelo de tratamento em saúde mental com a promoção dos laços sociais e a oferta de cuidado singularizado.
Lourdes Machado agradeceu a homenagem e reforçou a Política Antimanicomial do Poder Judiciário e a história aguerrida para garantir o respeito e o tratamento digno para as pessoas em sofrimento mental. “ Temos muito orgulho da Lei 10.216/2001, a Lei Paulo Delgado, que nos respalda ética e tecnicamente para desenvolver o cuidado em liberdade. Somos também orientados por princípios democráticos, de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e de garantia dos direitos humanos a todas as pessoas”, assinalou a conselheira do CRP-MG.
Segundo ela, o PAI-PJ é outro programa pioneiro desenvolvido em Minas Gerais e que vem sendo referência nacional na atenção aos pacientes judiciários. “Sua história se entrelaça com a história da nossa grande Rosimeire Silva, psicóloga que lutou incansavelmente pelos direitos humanos dentro do CRP-MG e no próprio PAI-PJ. A Psicologia é uma das ciências e profissões que mais vem contribuindo para que a sociedade se desenvolva com saúde, com dignidade e com atenção”, concluiu.