18 ago Psicologia em Foco
O programa Psicologia em Foco, transmitido na última quarta-feira (13), discutiu as contribuições da Psicologia em situações de emergências e desastres. Para falar sobre o assunto, o programa recebeu a psicóloga clínica e membro da Grupo de Trabalho de Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG, Junia Lara.
Segunda Junia Lara, a Psicologia de Emergências e Desastres é uma área nova na Psicologia. Ela explica que os desastres são resultados de eventos adversos, ou seja, que não são esperados, podendo ser naturais ou provocados pelo homem. “Como esses eventos, as vezes, acontecem em um ambiente vulnerável, eles causam danos que podem ser danos humanos, materiais, ambientais e, consequentemente, isso traz prejuízos econômicos e sociais”, explica.
A psicóloga esclarece que o trabalho do profissional da Psicologia em meio a desastres e emergências é amplo. A atuação pode acontecer nas etapas preventivas, emergenciais e pós-emergenciais. “A Psicologia das Emergências estuda o comportamento das pessoas nos acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até a pós-traumática”, afirma. Junia ressalta que, se for o caso, os psicólogos irão subsidiar intervenções tanto com as vítimas, quanto com os próprios socorristas, que também passam por situações traumáticas.
A psicóloga ainda destacou que os psicólogos devem contribuir no preparo da comunidade para as situações de desastres, a partir de um olhar ampliado sobre as relações que as pessoas estabelecem entre si e com o ambiente. Ela explica que esses profissionais devem “desenvolver ações voltadas à promoção de uma cultura de redução de riscos e desastres, mobilizando sempre potenciais de ação e habilidades para enfrentar essas situações”.
Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo:
Psicologia em Foco é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880. Não perca a próxima edição!