Psicologia em Foco

Divulgado nesse ano pela prefeitura, o terceiro censo de população em situação de rua identificou 1.827 pessoas que residem nas ruas de Belo Horizonte. Para analisar os serviços disponíveis e a complexidade dessa realidade na capital mineira, o programa Psicologia em Foco convidou à psicóloga e mestre em Psicanálise, Joana Ladeira. O programa trouxe para discussão ainda, se houve violações de direitos desses moradores de rua, durante a realização dos grandes eventos esportivos no Brasil.

Joana Ladeira, que também é diretora de projeto e pesquisa da ONG Pakto – Desenvolvimento social e pesquisa, explicou que atualmente a prefeitura disponibiliza diversos serviços para a população de rua. Entretanto, segundo ela, as políticas públicas voltadas para os moradores de rua são precarizadas para atender um todo existe um despreparo do poder público para lidar com a situação.

Ladeira enfatizou o recorrente fato de ‘recolhimento de pertences’ que os moradores de rua sofrem. Para ela, agentes da prefeitura e policiais militares “não são capacitados para abordar o sujeito que vive nos centros urbanos”.

Para ouvir o programa na íntegra, utilize o player abaixo:

“Psicologia em Foco” é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880.



– CRP PELO INTERIOR –