Psicologia em Foco

A última edição do programa “Psicologia em Foco”, veiculada no dia 30 de abril, na Rádio Inconfidência, discutiu os desafios da masculinidade na atualidade. O programa contou com a participação do psicólogo Milton Bicalho, graduado em Filosofia pela UFMG e membro docente da Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Félix Guattari.

O psicólogo falou sobre a necessidade de a sociedade capitalista organizar os lugares, criando identidades com estereótipos fixos. Diante disso, o homem foi eleito para ocupar o lugar de chefe da família, o forte, o líder do casal, construindo-se uma armadura em torno do que é ser homem, o que, de acordo com Bicalho, pode se tornar um peso para esse sujeito carregar.

O psicólogo ainda ressaltou que quando o homem não se encaixa nesse modelo, sua masculinidade é questionada pelos demais. “É cobrado do homem que ele seja violento, que demonstre coragem. Esses modos de existência, apropriados pelo masculino, muitas vezes funcionam como um peso para aqueles que não conseguem corresponder a essa exigência social”, explicou.

Entre os marcos que contribuíram para as alterações do modelo de masculinidade, Bicalho destacou a ascensão dos movimentos feministas e homessexuais, que trouxeram novos conceitos e formas de compreender as relações, além do surgimento da aids. “O evento da aids tem uma interferência enorme nas relações, porque traz a necessidade do diálogo”. O psicólogo explica que, com o aparecimento da doença, os homens, mulheres e homossexuais precisaram estabelecer um nível de diálogo e negociação nas relações quanto ao uso da camisinha, o que até então não existia. “A mulher começa a tomar a palavra no âmbito doméstico e isso produz muitos efeitos e diversos deslocamentos, criando dificuldades ao homem, porque ele, como senhor absoluto e inquestionável, passa a receber perguntas que muitas vezes o desconcerta”, provocou.

Durante o programa, Bicalho ainda abordou as relações familiares, a educação dos filhos, a saúde do homem e outras questões, a partir da discussão da masculinidade.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo:

“Psicologia em Foco” é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h na sintonia AM 880. A próxima edição, que será transmitida no dia 7 de maio, irá discutir o assédio sexual e moral no trabalho.



– CRP PELO INTERIOR –