Psicologia em Foco aborda a violência contra a mulher

O programa Psicologia em Foco desta semana abordou a violência contra a mulher fazendo uma relação com o “25 de novembro” – Dia internacional da não violência contra a mulher. A convidada desta edição foi a psicóloga Cíntia Teixeira.

“A violência contra a mulher é um problema de saúde pública que ultrapassa o âmbito privado e a acepção de questão particular. O Estado e a sociedade civil precisam trazer à tona as dimensões que envolvem uma situação de violência contra as mulheres, problematiza-la e buscar soluções, visando a erradicação”, alertou a entrevistada. Segundo ela, somente em 2012, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de uma mulher morreu a cada duas horas no Brasil.

Cíntia Teixeira afirmou que a violência contra a mulher é um fenômeno multidimensional, ou seja, não existe um perfil típico de agressor nem um grupo de mulheres mais vulnerável. O que caracteriza essa violência também não são somente atos físicos. “A Lei Maria da Penha tipificou os vários tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral”, disse a psicóloga.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –